Austrália confirma que Estado Islâmico planejava atentado contra avião em Sydney
04 agosto 2017 às 08h12

COMPARTILHAR
Segundo a polícia, suspeitos teriam camuflado uma bomba dentro de um triturador de carne e, ao serem descobertos, tentaram montar dispositivo químico tóxico
A polícia da Austrália confirmou nesta sexta-feira (4/8) que o Estado Islâmico desenvolveu sofisticado plano para colocar explosivo no interior de um avião de passageiros, no aeroporto de Sydney.
Os supostos terroristas, detidos no último sábado (29/7), tinham camuflado uma bomba dentro de um triturador de carne que seria despachado, no dia 15 de julho, em voo da companhia Etihad Airways.
[relacionadas artigos=”96715,96526″]
Esse primeiro plano, no entanto, foi abortado antes que o artefato passasse pelo controle de segurança do aeroporto, disse o subcomissário de Polícia, Michael Phelan, em entrevista.
A bomba foi desarmada por um dos extremistas e um segundo plano foi acionado para montar dispositivo químico com sulfureto de hidrogênio, substância altamente tóxica e que leva à morte.
Phelan qualificou o plano terrorista como um dos mais “sofisticados já tentados em solo australiano” e louvou a atuação dos serviços de inteligência para frustrar o ataque.
O subcomissário policial detalhou que os componentes utilizados para a montagem do artefato explosivo, que aconteceu na Austrália com a ajuda de especialistas do grupo jihadista, foram enviados da Turquia por integrantes do Estado Islâmico.
A polícia prendeu quatro pessoas no sábado – das quais uma foi liberada sem acusações -, em operações policiais feitas em vários pontos de Sydney, duas semanas depois que o plano terrorista foi desarticulado.
Khaled Khayat e Mahmoud Khayat, de 49 e 32 anos respectivamente, foram acusados ontem à noite de terrorismo pela Justiça australiana, enquanto outra pessoa continua detida sob investigação.
Durante a operação, as autoridades encontraram em uma das casas, alvo de buscas, produtos químicos e outros componentes para supostamente montar um segundo dispositivo, que não foi terminado e não se sabe quando e onde seria utilizado.
O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou ontem a decisão de reduzir o nível de alerta terrorista nos aeroportos de “provável” para “possível” ataque.
As autoridades da Austrália, no entanto, querem aumentar as medidas de segurança para prevenir qualquer ataque contra a aviação civil no país.
A Austrália elevou seu alerta para terrorismo em setembro de 2014 e aprovou uma série de leis antiterroristas para evitar que atentados aconteçam em seu território.
Desde então, o país sofreu quatro ações violentas e os corpos de segurança frustraram 13 planos para a realização de atentados.