Áudio da cabine do piloto de voo que caiu na Índia não esclarece causa do acidente

13 julho 2025 às 11h04

COMPARTILHAR
O acidente do voo 171 da Air India continua em investigação. Segundo depois que o avião decolou, os dois interruptores de controle de combustível desligaram, ou seja, se moveram para a posição cut-off. Isso fez com que os motores fossem privados de combustível. O áudio da gravação dos pilotos na cabine registrou quando um deles questiona porque o companheiro havia acionado o cut-off e quando ele responde que não havia feito essa movimentação. O acidente matou 260 pessoas.
Mesmo que a conversa tenha sido gravada, as vozes ainda não foram identificadas. O copiloto pilotava a aeronave enquanto o capitão monitorava. O cut-off normalmente é acionado somente depois que o avião pousou, o que gerou especulações. Quando desligados, os interruptores foram colocados de volta na posição normal, então reiniciados. Um deles recuperou potência e o outro ainda estava no processo.
Esses interruptores de combustível tem trava de alavanca e foram projetados para evitar acionamentos acidentais, com recursos de segurança. Eles são considerados altamente confiáveis. Especialistas acreditam que há mais informações no áudio da cabine do que foram divulgadas e consideram a única pergunta feita insuficiente para determinar o que aconteceu – inclusive, se um deles acionou os interruptores acidentalmente.
A investigação ainda tenta entender o que aconteceu no momento da decolagem. Segundo o relatório, os pilotos e a tripulação passaram pelos testes de bafômetro e foram liberados para voar. O voo ficou no ar por menos de 40 segundos e caiu na cidade de Ahmedabad, na Índia. A aeronave chegou a subir 190 metros antes de perder os dados de localização após 50 segundos, mostra o Flightradar24.
O relatório da investigação também aponta que a turbina de ar Ram Air (RAT) e que o trem de pouso foi encontrado em posição “abaixada” ou não recolhido. O RAT é um gerador de emergência que é acionado automaticamente quando os dois motores do avião perdem potência, como neste caso. Esse é um sinal de que houve falha no sistema.
Leia também: