Atriz de filme norueguês que vai concorrer com ‘O Agente Secreto’ no Oscar já morou em Goiás
30 dezembro 2025 às 08h00

COMPARTILHAR
Há coincidências tão aleatórias que mais parecem coisa saída da ficção. Uma delas é: a atriz norueguesa Inga Ibsdotter Lileaas, do filme também norueguês ‘Valor Sentimental’, produção cotada como o mais forte concorrente do brasileiro ‘O Agente Secreto’ no Oscar, já morou em… Goiás.
A revelação inusitada foi feita à jornalista de cinema Cleide Klock, que cobre Hollywood diretamente de Los Angeles. Durante entrevista com Inga, Cleide, que sinalizou já saber que a entrevistada falava português, perguntou se elas poderiam conversar um pouco no nosso lindíssimo idioma.
“Só um pouquinho, porque eu não dou conta de switch the languages [trocar de idioma]”, respondeu em português, mas completando a frase em inglês ao esquecer-se do termo “trocar”.
No entanto, mesmo que uma palavra ou outra ainda lhe escape, a experiência no Brasil não foi esquecida. “Foi ótimo. Eu fiquei lá [no Brasil] por um ano e adorei. Um beijo para o Brasil”, disse, ao ser perguntada pela jornalista.
Leia também: ‘O agente secreto’ entra na pré-lista do Oscar 2026 e mantém Brasil na disputa por nova estatueta
O mais inusitado é que o estado que serviu de casa para a norueguesa foi justamente o de Goiás. Segundo Cleide Klock, Inga fez um intercâmbio de um ano na terrinha do pequi, onde aprendeu português. “Alô, Goiás! Alguém aí esbarrou com ela por aí? E esse português maravilhoso dela?”, escreveu a jornalista na publicação do vídeo da entrevista.
Inga Ibsdotter interpreta Agnes Borg no filme ‘Valor Sentimental’. A produção europeia está entre os pré-selecionados ao Oscar ao lado do brasileiro ‘O Agente Secreto’, protagonizado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho (será a aposta do Brasil na premiação), e críticos já cravam que o filme deve ser nosso maior concorrente na corrida pela estatueta na categoria “Melhor filme estrangeiro”.
‘Valor Sentimental’ é dirigido por Joachim Trier, primo distante de Lars Von Trier.
Veja o vídeo da entrevista com Inga:

