Através do Pró-Escola, Goiás repassou R$ 12,3 milhões à unidades da rede estadual em 2019
11 outubro 2019 às 17h54

COMPARTILHAR
Recurso poderá ser utilizado para pagamento de despesas e manutenção das unidades educacionais
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, repassou às escolas da rede pública estadual mais de R$ 12,3 milhões pelo Programa Estadual Dinheiro na Escola (Pró-Escola).
O recurso é referente à segunda parcela de 2019 e estará disponível esta semana nas contas dos Conselhos Escolares, que poderão utilizá-lo para pagamento de despesas e manutenção das unidades educacionais.
A Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças da Seduc Goiás informa que 80% desse valor refere-se ao custeio (despesas) e 20% aos investimentos (aquisição de bens duráveis). A parte de custeio inclui itens do dia a dia da escola, como gás de cozinha, material de higiene e de escritório, entre outros.
Os recursos do Pró-Escola são creditados diretamente nas contas dos Conselhos Escolares das unidades educacionais e a quantia destinada para cada uma é calculada de acordo com o número de alunos. Com esses dois repasses, o gestor pode utilizar o dinheiro para resolver situações emergenciais e fazer pequenos reparos nas escolas, de forma a manter o imóvel em boas condições de uso.
A verba do Pró-Escola é liberada duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo. Vale lembrar que as escolas públicas contam ainda com diversos outros repasses durante o ano letivo, recebendo dinheiro tanto do Tesouro Estadual quanto da União.
