Atrasado para o Enem em Goiânia conta que perdeu ônibus: “Disseram que teria mais linhas”; vídeo

12 novembro 2023 às 14h41

COMPARTILHAR
O jovem Leonardo Vasconcelos, 19 anos, conta que chegou atrasado para o segundo dia de prova do Enem, neste domingo, 12, em Goiânia, após perder o ônibus: “Moro em campinas. Disseram que teria mais linhas”, conta. Ao chegar na área IV da Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás) da Praça Universitária, às 13h03, o rapaz já encontrou os portões fechados.
Indignado por conta do atraso, Leonardo se sentou na frente do portão e foi consolado por populares que acompanhavam a chegada dos alunos.
Vasconcelos conta ainda que sonha em cursar Química e que fez o primeiro dia de prova normalmente.
Veja o vídeo:
Neste domingo, os estudantes fazem provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. O exame era composto por 90 questões, 45 de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
Enem 2023
A primeira etapa Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi realizado no dia 5 de novembro, enquanto a segunda etapa está sendo realizada hoje. O gabarito oficial do Enem 2023 tem data para ser divulgado em 24 de novembro.
No entanto, para saber a nota alcançada no exame, os inscritos precisarão esperar até 16 de janeiro de 2024, data prevista pelo Inep para a disponibilização das notas individuais. Isso se deve ao método de correção do exame, chamado pela sigla TRI (Teoria de Resposta ao Item), que leva em conta se o desempenho de cada participante foi “coerente” ou não, e pontua de acordo com isso.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Leia também:
Milhões de candidatos fazem a segunda prova do Enem neste domingo