A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) estendeu o prazo para a Equatorial apresentar um balanço da prestação de serviço no Estado, além do planejamento para melhoria na rede. Os parlamentares haviam estipulado o prazo de 15 dias – encerrado nesta segunda-feira, 16, – para que a empresa apresentasse as medidas. Porém, segundo Gugu Nader (Agir), os deputados optaram pela apresentação durante Audiência Pública. “Ficou para o dia 31 para não ter reunião secreta ou escondida. Vão ter que explicar em audiência pública os problemas e as soluções”, disse ao Jornal Opção.

Leia também: Equatorial terá 15 dias para apresentar balanço e plano de melhoria da energia em Goiás 

Nader lembrou ainda que o presidente da Equatorial, Lener Jayme, já se reuniu com os deputados para explicar esses pontos, mas que para ele o discurso “decorado” “não serve de nada para ele”.

O parlamentar conta ainda que a empresa chegou a sugerir apenas o envio de um relatório para ser lido pelos deputados durante a audiência pública. A ideia, não foi vista com bons olhos. “Quem tem que dar as explicações são eles”, argumenta.

Quando o acordo foi feito, no início de outubro, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil) disse que empresa trabalhar para reduzir o número de quedas de energia ainda este ano, numa comparação com 2022.

Caso os planos não sejam suficiente para resolver as quedas ou apresentem apenas o discurso “bonito”, ele coletará no Plenário as assinaturas para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

A CPI, segundo ele, já conta como apoio dos 14 deputados necessários para a instalação da Comissão.

Sem preparo

Após semanas de interrupções constantes no fornecimento de energia em Goiás, o presidente da Equatorial Goiás chegou a dizer que a rede não está preparada para o período chuvoso.

Durante uma coletiva de imprensa feita para explicar as falha no fornecimento do serviço, Jayme disse ainda que devido ao calor extremo registrado em Goiás, o consumo de energia cresceu e fez com que a rede ficasse sobrecarregada.

À reportagem, a Equatorial disse prezar pela transparência e que “segue aberta ao diálogo com as autoridades e entidades para prestar todos os esclarecimentos necessários, assim como, fará na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).”

“A Equatorial Goiás reitera o compromisso com o consumidor de manter o trabalho dia e noite e os investimentos necessários para que a melhoria no fornecimento de energia seja gradativamente percebida pelos consumidores”.

Leia também:

Audiência com Equatorial para discutir quedas de energia em Goiás é confirmada para 31 de outubro, revela deputado

Deputado apresenta requerimento de urgência para audiência com a Equatorial