COMPARTILHAR

Rafael Rodrigues

O ex-ministro da Saúde Arthur Chioro tomou posse como novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) é responsável pela gestão de 41 hospitais universitários federais dentre os quais está o Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG). A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Educação em Brasília onde também foi apresentada a nova diretoria executiva quinta-feira, 9.

Em seu discurso, Chioro destacou que tarefa agora será melhorar a gestão e o atendimento à população, além de fomentar a pesquisa e inovação dentro dos hospitais universitários. “São 41 hospitais universitários, 8.600 leitos espalhados pelo Brasil, mas nosso desafio vai além da assistência. Se eles estão vinculados às universidades, às faculdades de medicina, de enfermagem, dos cursos da área da saúde, eles trazem no seu bojo esse desafio de produção de conhecimento para atender as necessidades do SUS”, disse o novo presidente.

Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o presidente Lula irá publicar em breve uma portaria interministerial para cuidar das residências médicas e dos cursos de medicina e para melhorar a qualidade de atendimento da saúde.

Trajetória

O nome de Arthur Chioro já havia sido definido pelo Conselho de Administração da instituição, prerrogativa da Lei das Estatais. O novo presidente da Ebserh é paulista, professor universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), médico e doutor em saúde coletiva.

A nova Diretoria Executiva também foi apresentada, sendo predominantemente feminina. Os nomes anunciados foram: Lumena Almeida Castro Furtado (Diretoria de Atenção à Saúde), Cristiane Carvalho Santos Melo (Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação), Giliate Cardoso Coelho Neto (Diretoria de Tecnologia da Informação), Odete Carmen Gialdi (Diretoria de Administração e Infraestrutura) e Luciana de Gouveia Vianna (Diretoria de Gestão de Pessoas).