Arquitetos goianos se unem para doar banheiros a famílias carentes
25 novembro 2025 às 12h11

COMPARTILHAR
Diversos arquitetos goianos têm se unido para proporcionar mais dignidade para famílias que ainda não contam com banheiros construídos em seus lares. A ação acontece em parceria entre o Palha Social, Goyazes e o Espaço Amor, que fica no Setor Madre Germana I e que é uma Organização Social Civil filantrópica. No local, são acolhidas cerca de 170 crianças em situação de vulnerabilidade, que fazem diversas atividades durante os dois turnos, e que as famílias têm sido assistidas por mais esse projeto.
Um dos arquitetos que participam da iniciativa é William Hanna. Neste ano, ele projetou e acompanhou a execução do zero do cômodo para uma família composta por uma mãe solo com quatro filhos, que são acompanhadas pelo Espaço Amor. Antes da entrega dos banheiros, os membros faziam as necessidades fisiológicas no quintal e se lavavam com auxílio de uma mangueira.
Agora, os cinco membros contam com um banheiro completo: com bancada, piso, box, bacia sanitária e pia. Ele destaca que cada projeto leva em questão à individualidade da família beneficiada para que o espaço seja funcional. Ele descreve o filme que passou na sua cabeça no dia da entrega do cômodo à família.
“Naquele momento passou tanta coisa. A gente percebe o quanto foi privilegiado e como podemos usar o nosso trabalho para fazer a diferença na vida de alguém. Eu não gosto muito de usar a palavra gratidão em vão porque ela carrega tanta força, tanto poder, mas aquele momento foi de uma gratidão muito grande a Deus, ao meu trabalho, à minha equipe, à minha família, à minha base, ao meu berço e tudo o que eu possa agradecer. Eu me emocionei muito quando a dona da casa virou para mim e disse que estava levando dignidade para ela e à família dela”, conta ao Jornal Opção.
Seis banheiros
O projeto beneficiou seis famílias que não contavam com um banheiro em casa apenas em 2025. O objetivo, agora, é fazer com que 20 banheiros sejam entregues ano que vem. William explica como é feito esse levantamento para identificar as famílias que mais necessitam. “O Espaço Amor é da família do Heitor Arrais, que também é arquiteto e um grande amigo meu. Lá não tem nenhum auxílio governamental e toda manutenção é feita através de doações particulares. São 170 crianças atendidas em situação de vulnerabilidade. O Heitor faz uma visita nas residências dessas famílias que estão mais necessitadas e repassa aos escritórios de arquitetura, que podem se unir ou fazer de maneira individual para concretizar o banheiro”, destaca.
Segundo William, em média, 28 milhões de moradias no Brasil estão doentes. Isso significa que elas possuem algum tipo de carência estrutural. “Tem gente que não tem um lote, mas mora em algum lugar, que seja de madeira, ou de materiais que não geram confiança e dignidade para essas famílias. Mas a grande maioria realmente é a falta de banheiro, é a falta do básico: ter o espaço para o banho, para as necessidades fisiológicas, e ter um espaço que realmente seja para trazer dignidade a elas”, pontua.
William decidiu fazer uma publicação nas redes sociais falando sobre o projeto e já tem angariado novas doações para futuros banheiros. “Já teve uma marmoraria que entrou em contato comigo e disse que queria doar 10 bancadas para o projeto. Com isso, eu já falei com o Heitor que podemos melhorar um pouco mais o banheiro, viabilizar um armário. A gente quer melhorar o que está sendo entregue. É a base do esforço para correr atrás de mais pessoas do bem e que queiram fazer parte desse círculo em prol do próximo”, conta.

