Árbitro Leonardo Stacciarini representará Goiás no judô olímpico
26 julho 2016 às 14h46

COMPARTILHAR
Ele será o único do Estado a integrar o quadro da Federação Internacional de Judô (FIJ) durante os sete dias da competição no Rio

Mesmo sem nenhum atleta nos tatames, o judô de Goiás estará bem representado nos Jogos do Rio. O árbitro da Federação Internacional de Judô (FIJ) Leonardo Angelo Stacciarini de Resende, de 43 anos, filiado à Federação Goiana de Judô (Fegoju), será o único do Estado a integrar a equipe da entidade maior na competição.
O judô é o esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil em Jogos Olímpicos. Desde 1984, sempre deu ao País um ou mais pódios. Por esse e outros motivos, a presença no staff da organização direta da competição é motivo de orgulho para Leonardo. “Considero essa conquista como uma honra depositada em mim, pela responsabilidade e excelência desempenhada em trabalhos junto à CBJ, CPJ e FIJ”, diz.
Também faixa preta e professor de judô, Leonardo iniciou-se na prática do esporte ainda aos 11 anos, em 1984, com o sensei Cid Massahide Ioshida. Também começou cedo como árbitro, aos 20 anos, em 1993. Em 1995, tornou-se árbitro nacional nível C pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Subiu para o nível B no ano seguinte e alcançou o nível A em 1998. Virou aspirante FIJ em 2000 e aos 30 anos já se tornou árbitro internacional, do qual alcançou a maior graduação (FIJ A) há quatro anos, em exame realizado em Maputo, a capital de Moçambique.
Leonardo Stacciarini viaja para o Rio na quarta-feira, 3, para os preparativos finais do torneio de judô, que começará no sábado.