Araneísmo: Aranhas que podem causar envenenamentos, a mais perigosa do mundo é brasileira

03 julho 2024 às 20h23

COMPARTILHAR
Um casal de brasileiros residentes da Austrália se assustou ao encontrar uma aranha-carangueijo no próprio banheiro. O susto, grande como a espécie de aranhas, não era necessário, pois são animais inofensivos.
Essas aranhas, típicas do continente asiático, estão em todas as regiões do globo. De acordo com a Enciclopédia Britannica, são mais de 43 mil espécies diferentes de aranha no total.
Araneísmo é um termo referente aos incidentes que envolvem aranhas e costumam resultar na injeção de veneno.
Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, existem três aranhas brasileiras que podem causar araneísmo. A aranha armadeira, a marrom e a viúva-negra.
Aranha-armadeira
- Nome científico: Phoneutria
- Tamanho: Entre 4 e 15 cm
As armadeiras estão presentes em todo o território brasileiro e são bastante agressivas. Considerada a aranha mais perigosa do mundo, se trata de um predador noturno, que se esconde em vegetações e entulhos. O veneno neurotóxico causa muita dor, além de vômito, naúsea e perda de sentidos. Em casos extremos, crianças e idosos podem ir à óbito.
Por buscarem locais escuros para se esconder, há relatos de aranhas armadeiras encontradas em sapatos e armários. Além disso, o nome vem de uma habilidade no salto, primeiro ela se prepara (ou “se arma”) levantando as duas patas dianteiras, depois pode pular até três vezes o seu tamanho.
Aranha-marrom
- Nome científico: Loxosceles
- Tamanho: Entre 1 e 3 cm
Essa espécie não costuma ser agressiva, entretanto, pica. A maioria dos casos é decorrente de situações em que o animal é comprimido contra o corpo humano. Geralmente isso ocorre por se tratar de uma espécie que se esconde em locais com pouca luz e movimento; como sapatos, toalhas, armários, telhas e tijolos.
As aranhas marrons podem ser encontradas principalmente em locais úmidos e são características do sul do Brasil. O seu veneno, ainda que não cause dor, pode causar a morte do tecido e inflamação por necrose, segundo artigo do mestre em ecologia Rafael Barty Dextro. Por isso, a picada dessa aranha pode pedir por tratamento médico.
Aranha viúva-negra
- Nome científico: Latrodectus
- Tamanho: Os machos são menores, com cerca de 2 ou 3 mm. As fêmeas podem ter até 5 cm.
Presente em todo o território nacional, com prevalência da região nordeste, a picada da viúva-negra raramente é fatal. A neurotoxina dessa aranha causa dor abdominal, naúsea, suor e confusão mental.
A espécie não é agressiva, pelo contrário, tem hábitos mais furtivos. Geralmente habitam locais escuros de jardins e hortas, mas podem entrar nas casa por frestas. A maioria dos relatos envolvem crianças ou animais domésticos que tocam o aracnídeo por acidente.
Leia também:
Clínica é interditada por armazenar animais mortos e realizar atendimentos em laboratório irregular
Polícia registra em média cinco crimes de maus-tratos a animais por dia em Goiás