Após palestra com empresários, Caiado conhece trem bala em Hamamatsu

18 julho 2025 às 18h30

COMPARTILHAR
Em agenda oficial no Japão com o objetivo de conhecer modelos de transportes de alta eficiência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), conheceu o sistema de trens-bala Shinkansen na estação Hamamatsu com destino a Osaka. A viagem de aproximadamente 270 quilômetros é feita em cerca de 2h40 e minutos.
Na quinta-feira, 17, o governador participou do Seminário de Negócios promovido pelo Consulado-Geral do Brasil no Japão e palestrou para empresários japoneses na comunidade de Hamamatsu. O governador goiano citou que chegou ao comando do estado em uma situação calamitosa, com índices alarmantes de violência, alta incidência de corrupção e situação financeira crítica. Se você analisar a situação do estado de Goiás hoje, seis anos e meio depois da minha posse, verá uma verdadeira transformação. Somos o estado mais seguro do Brasil, onde as pessoas vivem em plena liberdade, seja na cidade ou no campo”, enfatizou
A missão internacional inclui ainda encontros com investidores e visitas técnicas a polos industriais e tecnológicos, com o intuito de atrair parcerias para Goiás em áreas estratégicas como inovação, transporte, energia e agronegócio. Caiado tem destacado o Japão como um exemplo de desenvolvimento sustentável e modernização da infraestrutura, reforçando a busca por modelos que impulsionem o crescimento econômico do estado com foco em tecnologia, eficiência e qualidade de vida.
O Cônsul Geral do Brasil no Japão, Aldemo Garcia, lembrou que Caiado é avaliado como o melhor governador do Brasil, com quase 90% de aprovação. “Goiás é uma potência agrícola, cresceu 7% no primeiro trimestre e é o primeiro lugar em segurança”, sublinhou, ao comentar sobre a visita da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado a uma escola do município japonês. “É uma alegria visitar esse país que é uma potência e que, sem dúvida nenhuma, é uma referência em inovação, tecnologia e cultura”, disse Gracinha.
Ainda em Hamamatsu, Caiado concedeu uma entrevista para o jornal japonês The Yomiuri Shimbun, onde fez um balanço da missão do Governo de Goiás e comentou sobre a forte ligação com a comunidade Nikkei no estado. “São meus parceiros desde que cheguei ao governo e fiz questão de vir aqui conhecer de perto a realidade de um país pelo qual eu tenho uma grande admiração pela cultura, história, pela resiliência de um povo que supera todas as dificuldades e é um exemplo de como realmente se desenvolve um país.
Leia também:
Goiás se firma como alternativa à China em terras raras e atrai missão japonesa para o Estado
Viagem oficial ao Japão rende assinatura histórica de acordo de comércio