Após determinação, consumidores poderão optar por não receber ligações de telemarketing
17 junho 2019 às 14h55

COMPARTILHAR
Anatel exigiu criação de lista única de pessoas que não querem receber telefonemas oferecendo a venda de serviços de telefonia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, na última quinta-feira, que as principais empresas do setor terão 30 dias para implementar uma lista única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing com o objetivo de oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.
A lista de empresas inclui Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. As oito empresas deverão, no prazo estabelecido, criar e divulgar em que meio o consumidor deve manifestar o desejo de não receber as ligações.
Segundo a Anatel essa medida busca garantir e acelerar a implementação de mecanismos que já haviam sido propostos pelas próprias prestadoras. A modificação nas regras já estava prevista em um acordo estabelecido entre as operadoras, entretanto a Agência antecipou o prazo, que era para setembro.
Outro ponto destacado na mudanças das regras é a determinação por estudos que combatam ligações mudas e realizadas por robôs. Um estudo citado pela Anatel estima que pele menos um teço das ligações indesejadas no país sejam realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações.
Para o presidente da Agência, Leonardo Euler de Morais, a criação da lista coloca o setor na vanguarda da resolução de um problema que causa incômodo aos consumidores.
“Sabemos que o problema é mais amplo e que ainda não existe uma regra federal sobre o assunto, que discipline todos os setores. Por isso, iremos estudar soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema como um todo”, afirma Leonardo.