Sessões seguem pelo canal da Escola do Legislativo e devem ser normalizadas em até dez dias

Após bloqueio do canal no YouTube, a Câmara Municipal de Goiânia anunciou que as transmissões das sessões ordinárias e especiais da Casa serão transmitidas por meio do canal da Escola do Legislativo no YouTube. Apesar de não mencionar a suspensão, a Câmara informou que “o canal TV Câmara de Goiânia segue no ar, mas passará por ajustes técnicos nesse período, estimado em dez dias”.

A vereadora Gabriela Rodart (DC), que promoveu a audiência pública que gerou a primeira notificação de alerta de suspensão, em 17 de setembro de 2021, declarou que não recebeu mais detalhes sobre a situação e possível envolvimento dela com a decisão. “Até o momento não fui notificada pela Câmara de Goiânia sobre o fato do canal ter sido tirado do ar por supostas notícias falsas sobre vacinação. Nem mesmo a diretoria de Comunicação confirmou essa informação”, diz.

Na segunda-feira, 25, o YouTube bloqueou a transmissão do canal da Câmara de Goiânia por sete dias. A suspensão ocorreu após duas notificações feitas sobre vídeos com informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19. A primeira delas apontou “informações médicas inverídicas” na transmissão de uma audiência pública promovida pela vereadora Gabriela Rodart sobre passaporte da vacina. A segunda, feita no último domingo, 24, tratava de vídeo de sessão plenária transmitida em 31 de agosto de 2021. Durante a sessão, houve discursos contrários à vacina, que o YouTube classificou como impróprio. Numa possível terceira notificação, o canal pode ser bloqueado definitivamente.