Parlamentares criticam reação do STF, após Kajuru e Alessandro Vieira conseguirem assinaturas necessárias para “ressucitar” investigação

Foto: Reprodução Twitter Jorge Kajuru

O novo requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da ‘Lava Toga’ alcançou o número necessário de assinaturas para ser apresentada no Senado. “Eu e o senador Alessandro Vieira lutamos para conseguir as 27 assinaturas e agora foi aprovada a CPI da Toga”, afirmou Kajuru ao informar que poderá, inclusive, ser o relator da comissão.

“É preciso entender que a sociedade exige transparência. Temos que abrir a caixa preta da cúpula do Judiciário”, afirmou o senador Alessandro pelas redes sociais.

No início da legislatura a proposta chegou a ser encaminhada à mesa diretora, mas os senadores Tasso Jereissatti (PSDB-CE), Kátia Abreu (PDT-TO) e Eduardo Gomes (MDB-TO) recuaram e retiraram apoio à apuração, o que levou ao arquivamento do pedido de investigação.

Após arquivamento pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), os senadores Jorge Kajuru (PSB) e Alessandro Vieira (PPS-SE) tomaram frente e buscaram as 27 assinaturas necessárias para a reabertura da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

Vale lembrar que, até ser lido em plenário, o que está previsto para ocorrer na segunda-feira, 18, qualquer signatário pode retirar seu nome do pedido. E, caso isso aconteça, a proposta perde validade assim como aconteceu em fevereiro.

Reação

Na tarde de quinta-feira, 14, o presidente do STF, Dias Toffoli, determinou por meio de portaria a abertura de um inquérito para investigar “notícias e ações caluniosas, difamantes e injuriantes” que atinjam a segurança da Corte e de seus integrantes.

“Parece estranho que, diante da movimentação no Senado Federal para instalar uma CPI das Cortes Superiores, venha essa determinação de instauração por parte do Supremo, sem apontar fato concreto a ser investigado”, afirmou o senador Alessandro ao comentar a decisão do presidente do Supremo.

O senador Randolfe Rodrigues também falou sobre o assunto: “Depois da ofensiva do STF contra parlamentares e cidadãos que desejam ver suspeitas contra juízes devidamente apuradas, a CPI da Lava Toga do colega Alessandro Vieira se faz mais do que necessária e urgente!”.