Minutos após anunciar filiação no PSD, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, divulgou, na noite desta terça-feira, 27, uma carta aberta endereçada ao presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, na qual diz que, mesmo deixando o partido, se sente “confortável para pedir o apoio de cada membro do União Brasil nessa nova caminhada para endireitar o Brasil”.

No texto, Caiado diz ter construído uma “história na política brasileira baseada em princípios sólidos e forte coerência”. “Primeiro no PFL, e depois no Democratas e no União Brasil, ao lado de milhares de correligionários em todo o país”.

Ainda na carta, o goiano afirma acreditar que “chegou a hora de dar um passo adiante”, se referindo ao fato de deixar o UB e migrar para o PSD para, possivelmente, lançar sua candidatura à presidência da República – intenção há tempos declarada pelo governador.

Leia também: Caiado se filia ao PSD

“Deixo o União Brasil por acreditar que, com a experiência parlamentar e de gestão que reuni, com os resultados que apresentamos em Goiás, que tem hoje o governo mais bem avaliado do Brasil, reúno as condições de apresentar um projeto de verdadeira mudança ao país”, argumenta Caiado.

A mudança partidária já era esperada, principalmente após o gestor confirmar, mais cedo nesta terça-feira, que tinha a intenção de deixar o União Brasil e se filiar a um partido em que tivesse possibilidade real e espaço para concorrer ao Planalto.

Rueda, que foi eleito para a direção nacional do União Brasil justamente com o apoio de Caiado, chegou a dar sinais de que poderia ser ele o candidato da federação formada com o Progressistas.

No entanto, uma série de atritos teve início entre Ronaldo Caiado e o senador Ciro Nogueira, dirigente nacional do Progressistas, após o parlamentar passar a articular o apoio da federação para Flávio Bolsonaro, escolhido por Jair Bolsonaro para representá-lo na corrida presidencial.

“Contribuição ao debate público”

Em nota assinada por Antônio Rueda e divulgada logo após o anúncio da saída de Caiado, o União Brasil disse respeitar a decisão do governador de Goiás de “seguir um novo caminho partidário”.

No texto, a sigla diz que Caiado “construiu uma trajetória pública reconhecida, marcada pela firmeza de posições, pela defesa da responsabilidade fiscal e por uma atuação relevante em agendas estratégicas como a segurança pública e o fortalecimento do agronegócio em Goiás”.

O UB finaliza a nota desejando sucesso “na nova etapa” de Caiado, e afirma que o partido “segue dedicado ao projeto de unir o país”.