Apenas 4% das crianças entre 5 e 11 anos receberam a 1ª dose da vacina em Goiás
04 fevereiro 2022 às 18h08

COMPARTILHAR
Dados da Secretaria do Estado de Saúde mostram um percentual de adesão da vacinação baixo. 43 mortes de crianças abaixo de 10 anos já foram registradas desde o inicio da pandemia
Apenas 4% das crianças entre 5 e 11 anos tomaram a primeira dose contra a Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Em contrapartida, nos hospitais infantis, já não há vagas de leitos de enfermaria para tratamento de infectados na rede pública estadual. Desde o início da pandemia, já foram confirmadas 43 mortes de crianças abaixo de 10 anos em Goiás, em decorrência da Covid-19.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o estado de Goiás possua um total de 726 mil crianças na faixa etária elegível para a imunização contra Covid-19, porém apenas 30.914 primeiras doses foram aplicadas (4,2%). Em Goiânia, os números de primeiras doses aplicadas nesta faixa etária contemplam 30% do público estimado. A baixa adesão a vacinação é pode ser explicada por “insegura, grande quantidade de fake news, a forma de passar informação, por alguns órgão, também geram inseguranças para os pais”, informa a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flávia Amorim, em entrevista ao Jornal Brasil Central.
De acordo com boletim integrado da SES-GO, o Hospital das Clinicas (HC) possui 100% dos leitos ocupados. Até o momento, o estado atingiu um percentual de 81,25% vacinados com a primeira dose e 69,36% com segunda dose ou dose única, incluindo a faixa etária de 5 anos ou mais.