COMPARTILHAR

Levantamento nacional mostra o município goiano como exceção da ruptura entre as legendas. Manutenção da aliança, entretanto, não deve garantir a vice ao PT

Pré-candidato do PMDB, Gustavo Mendanha garante que PT seguirá como aliado, mesmo sem a vice | Foto: Jornal Opção
Pré-candidato do PMDB, Gustavo Mendanha garante que PT seguirá como aliado, mesmo sem a vice | Foto: Jornal Opção

O processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff separou o PT e o PMDB não apenas no âmbito federal. Prova disso é que, nas eleições municipais deste ano, são exceções as cidades que manterão a aliança.

Levantamento feito pelo jornal Estado de São Paulo mostra que, em nenhuma capital do País, os dois partidos irão compor a mesma chapa, com candidato a prefeito ou a vice. E apenas duas cidades com mais de 150 mil habitantes são citadas na pesquisa como exceções da ruptura: Marabá, no Pará, e Aparecida de Goiânia, em Goiás.

Ainda não é oficial, mas já está acertada nos bastidores a manutenção da aliança entre os dois partidos no município goiano. Durante convenção do PT aparecidense, marcada para este sábado (23/7), a legenda deve declarar apoio à candidatura do pré-candidato do PMDB, Gustavo Mendanha, permanecendo na base do governo municipal.

Em entrevista ao Jornal Opção, nesta sexta-feira (22), Mendanha garantiu que as duas siglas seguirão unidas, o que deve ser concretizado em reunião na próxima segunda (25). A aliança, no entanto, não deve garantir ao PT a vice.

Segundo Mendanha, não há possibilidade da dobradinha se repetir, e a vice estaria entre Nascimento, do DEM, e Vetter Martins, do Solidariedade; o que exclui o ex-secretário do Trabalho na gestão de Maguito Vilela, Adriano Montovani, nome bancado pelo PT.

“Isso tudo é baseado em pesquisas e foram esses dois que se destacaram. Como o PT tem dificuldade com o DEM, ainda estamos trabalhando nisso, mas é quase certo que um dos dois será nosso candidato a vice”, pontua.

Questionado se a antecipada exclusão do Partido dos Trabalhadores quanto à indicação a vice não poderia prejudicar a manutenção da frágil aliança, Mendanha reforça, mais uma vez, que PT e PMDB permanecerão caminhando juntos em Aparecida de Goiânia.