Anvisa passa a controlar compra de cloroquina e hidroxicloroquina
21 março 2020 às 14h29

COMPARTILHAR
Medida visa evitar desabastecimento das substâncias nas farmácias para pacientes que realmente precisam, como pacientes de artrite reumatoide, lúpus e malária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu hidroxicloroquina e cloroquina entre os medicamentos de controle especial. A partir de agora, para comprar os remédios na farmácia, é necessário ter prescrição médica dessas substâncias em receita branca especial, em duas vias. As informações são da Agência Brasil.
A medida tem objetivo de evitar a falta desses medicamentos no mercado, após surgimento de notícias que esses produtos eram usados, ainda em caráter de pesquisa, no tratamento do novo coronavírus.
Diversas pessoas passaram a procurar os produtos nas farmácias acreditando na eficácia de seu tratamento contra o Covid-19, que ainda não está comprovada. Pacientes que realmente necessitam dessas substâncias, como portadores de artrite reumatoide, lúpus e malária poderiam sofrer com a falta dos remédios no mercado. Nos próximos 30 dias, esses pacientes podem comprar as substâncias com sua receita simples.