Antônio Gomide e PT goiano formalizam apoio à candidatura de Iris Rezende
07 outubro 2014 às 22h34

COMPARTILHAR
Petistas não criaram entraves quanto à participação de Ronaldo Caiado (DEM) na campanha irista

Por unanimidade, a executiva estadual do PT definiu, em reunião na noite desta terça-feira (7/10) no diretório da legenda em Goiás, creditar apoio à candidatura peemedebista de Iris Rezende. Com foco na reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o partido espera unir pontos de seu programa de governo com os propostos pelo PMDB em nível regional.
Segundo o ex-candidato pelo partido Antônio Gomide, temas como o serviço público, a titularidade dos professores e o fortalecimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG), devem entrar na pauta de discussão entre as legendas aliadas. “Não tivemos capacidade de ir para o segundo turno. Agora, são duas candidaturas, e iremos apoiar aquela que também apoia a presidente Dilma”, explicou o ex-prefeito de Anápolis em entrevista à imprensa, logo após o encontro.
Quanto à possibilidade de atuação em um eventual governo peemedebista, tanto Gomide quanto o presidente estadual do PT, Ceser Donisete, alegaram que este ainda não seria o momento para tratar da questão. “Nós vamos discutir o programa de governo que apresentamos. Já sobre o pós-eleição, é uma discussão para ser feita depois”, defendeu o dirigente.
Ceser lembra também que, além do PMDB, o partido irá buscar a aliança de outras legendas que apoiam a reeleição de Dilma, como é o caso do PTB que, em Goiás, está com o governador tucano.
Elemento Caiado
Com apoio declarado à candidatura de Aécio Neves (PSDB), o senador eleito e então integrante da chapa majoritária encabeçada pelo PMDB, Ronaldo Caiado (DEM), ao menos parecia ser um problema para a aliança firmada nesta terça-feira. O democrata, no último domingo (5), disse que focaria sua atenção na candidatura de Iris durante a campanha de segundo turno, sem prejuízos a sua posição em nível nacional.
Assim, mesmo com divergências ideológicas e políticas, o PT Goiás também não criou entraves para a participação de Caiado na empreitada de Iris ao Palácio das Esmeraldas. Para Gomide, existe uma “confluência” de interesses. “O interesse de Caiado é eleger o Iris, e o Iris quer apoiar o PT. Então, existe aí uma confluência de interesses para que esse projeto possa ser vitorioso”, e acrescentou: “Essa é uma discussão que deve ser feita entre Iris e Caiado”.
