Cidade se destacou na área de serviços. Em maio, Anápolis fechou com saldo positivo de 193 vagas

Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade de Anápolis gerou, no mês de maio deste ano, 193 novas vagas de emprego. O número é superior ao apresentado pela capital (31).

Acontece que em Anápolis a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, tem ofertado cursos de qualificação profissional aos interessados. O objetivo, segundo a pasta, é capacitar o trabalhador para o mercado. Consequentemente, esse candidato chegará mais preparado para a disputa das vagas ofertadas. 

Os dados mostram, ainda, que os setores que mais geraram empregos em abril foram o de serviços (89) e indústria (74), embora os demais categorizados pelo Caged também tenham registrado números positivos. Um dos destaques está no ramo da construção civil. Apenas em 2019 foram 178 vagas ofertadas. A previsão, segundo a prefeitura é de crescimento, haja vista que intensificação das obras no período de estiagem.

No período acumulado de 2019, ou seja, ao longo de todo os seis primeiros meses, Anápolis somou 1002 novas vagas de emprego. Para a Secretária de Desenvolvimento Social do município, esses números são o resultado da boa gestão de políticas públicas de emprego na cidade. “Quando somos procurados para ofertar cursos gratuitos de qualificação, fazemos o trabalho completo de instruir, qualificar e encaminhar para o mercado de trabalho”, explica Erizânia de Freitas Lobo.

O Espaço da Oportunidade oferecido pelo município leva cursos gratuitos de qualificação a fim de capacitar a mão de obra dos interessados. A quantidade de vagas ofertadas pelo Sine da cidade também aumentou, graças ao trabalho de captação de vagas dos servidores da Prefeitura de Anápolis. Todos os dias, são ofertadas cerca de 300 vagas para diversas áreas de atuação