Anápolis recebe primeiro lote de vacina contra bronquiolite; doses serão aplicadas a gestantes
08 dezembro 2025 às 20h01

COMPARTILHAR
A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis recebeu na última semana o primeiro lote de vacinas contra a bronquiolite destinado ao município. Foram entregues 812 doses, que começaram a ser aplicadas nesta terça-feira, 9.
O imunizante será voltado exclusivamente para gestantes a partir de 28 semanas, com o objetivo de proteger recém-nascidos contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente causador da bronquiolite e responsável por grande parte das internações por problemas respiratórios em bebês.
Segundo a pasta, todas as salas de vacinação da rede municipal estarão abastecidas, respeitando os horários de atendimento de cada unidade.
As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Abadia Lopes da Fonseca, Adriana Parque, Arco-Íris, Arco Verde, Bandeiras, Calixtolândia, Calixtópolis, Jardim Esperança, Jardim Guanabara, Jardim Suíço, JK, João Luiz de Oliveira, Munir Calixto, Parque dos Pirineus, Santa Maria de Nazareth, Santo Antônio, Santos Dumont, São Carlos, São Lourenço, Tropical, Fabril, Vila Formosa, Vila Norte e Vivian Parque funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Outras unidades, Anexo Itamaraty, Parque Iracema, São José, Filostro Machado, Vila União, Recanto do Sol e Bairro de Lourdes, terão atendimento estendido, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira.
Há ainda unidades que ofertam vacinação apenas em dias específicos, sempre das 8h às 15h. Às segundas-feiras, a aplicação ocorrerá nas UBS Alexandrina, Vila Esperança e Santa Isabel.
Às terças-feiras, nas unidades Dom Manoel, Maracanãzinho e Leblon. Às quartas, no Jardim Alvorada e Paraíso. Às quintas, no Jardim das Américas e Maracanã. Às sextas, no Jardim das Oliveiras.
Nos distritos, o calendário seguirá o seguinte cronograma:
– Interlândia e Souzânia: todas as quintas-feiras;
– Joanápolis: segunda quarta-feira de cada mês;
– Goialândia: terceira terça-feira do mês;
– São Vicente e Branápolis: quarta terça-feira do mês.
A Secretaria de Saúde destaca que esta é a primeira vez que o imunizante chega a Anápolis e afirma que a vacinação materna pode contribuir para a redução de casos graves e de hospitalizações por bronquiolite entre recém-nascidos.
Leia também: Natal de Anápolis terá pista de gelo, inédito em Goiás, com custo zero para os cofres públicos; assista
