Em meio à repercussão da nova campanha publicitária da Havaianas, estrelada por Fernanda Torres, o ex-deputado federal Alexandre Frota usou as redes sociais para criticar o descarte de chinelos promovido por apoiadores do bolsonarismo e anunciou uma ação solidária para reaproveitar os produtos jogados fora.

Em vídeo publicado no Instagram, Frota chamou atenção para o desperdício e para a desigualdade social no país, afirmando: “Se é pé esquerdo ou direito, só quem precisa sabe, e o desperdício nesse país é enorme”.

A manifestação ocorreu após a campanha da marca provocar reações políticas nas redes, com pessoas filmando o descarte de pares de Havaianas como forma de protesto. Diante disso, Frota afirmou ter decidido transformar o ato de rejeição em uma iniciativa de solidariedade. “No país da desigualdade social, da fome, da pobreza, eu estou vendo a repercussão desse vídeo da Fernanda Torres e um monte de gente jogando os pares de chinelos fora. Estava andando por São Paulo e resolvi passar em alguns pontos para recolher tudo o que fosse encontrando”, declarou.

Segundo o ex-parlamentar, os chinelos recolhidos passarão por um processo de limpeza e recuperação antes da doação. “Nós iremos lavar e reformar essas Havaianas e entregar para pessoas que necessitam de um calçado, porque ainda tem muita gente descalça nesse país”, completou.

Em outro trecho do vídeo, Frota mostra uma pilha de sandálias e afirma que, com o apoio de sua equipe, já conseguiu recolher cerca de 30 pares. “Vamos limpar e aproveitar que é Natal para entregar aos que precisam”, explicou.

As imagens publicadas também mostram o processo de higienização, embalagem e perfumação dos calçados, que recebem um bilhete com a mensagem de “Feliz Natal”. Ao final, Frota reforçou o apelo para que o descarte seja substituído pela doação.

Leia também:

Após mobilização liderada por intelectuais e pelo Jornal Opção, Alego cria centros culturais em homenagem a Bariani Ortêncio

Ação conjunta da PF e PMGO prende homem com dois mandados de prisão em Bom Jardim de Goiás