Airbus cria companhia aérea com frota exclusiva de aviões baleia

01 junho 2024 às 12h52

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O Airbus Beluga, como ficou conhecida a aeronave de carga com formato inspirado nas baleias brancas do Ártico, agora vai ter sua própria companhia aérea. A frota exclusiva de aviões de carga A300-600ST Belugas fica disponível para compor a nova companhia autônoma porque os novos modelos, os Beluga XL, substituirão as aeronaves originais em suas funções anteriores.
À CNN, o chefe da Airbus Beluga Transport (nova companhia aérea), Benoît Lemonnier, afirma que os Airbus Beluga originais funcionavam quase que exclusivamente para o transporte de peças de fabricação da Airbus entre suas unidades de produção na Europa.
“Na maioria das vezes, há necessidade de desmontar parcialmente uma carga útil para que ela caiba em uma aeronave. Enquanto no Beluga, ela simplesmente caberá”, afirmou.
Como existem poucas opções no mercado de transportes aéreos dessa proporção, a antiga frota de Belugas, que agora é substituída pelo Beluga XL, vai se tornar uma companhia (Airbus Beluga Transport) à parte e continuar em atividade. Vale destacar que as operações dos primeiros Beluga começaram em 1996.
Popularidade
Inicialmente, o primeiro Beluga ficou conhecido como Airbus Super Transporter. Devido ao formato específico da ponta do avião, veio o apelido ‘Beluga’, fazendo alusão às baleias brancas do Ártico. Pouco tempo depois, o avião foi renomeado para ‘Beluga ST’. A maior parte de suas operações acontecia internamente à Airbus.
“É uma transformação de um A300-600 que teve toda a cabeça removida e depois foi equipado com fuselagem especial, uma porta maior e equipamento de voo dedicado”, Lemonnier explica parte do processo de criação da aeronave.
Novidade
A frota original do ‘Beluga ST’ está sendo substituída pelo ‘Beluga XL’. Maior e mais moderna que o modelo original, o ‘Beluga XL’ assume as funções iniciais de transporte de grandes peças da Airbus. Ao todo, são mais de 2.200 metros cúbicos de espaço para armazenamento. “O Beluga XL é capaz de transportar as duas asas, em vez de apenas uma, do Airbus A350, a mais recente aeronave de longo curso da empresa”, explicou Lemonnier.

Segundo o presidente da Airbus Beluga Transport, os novos XL vão fazer frequentemente as rotas entre França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Turquia, até as linhas finais de montagem da empresa em Toulouse e Hanburgo.
Desde 2018, foram construídas seis aeronaves XLs. Esse contingente é suficiente para desocupar os aviões Beluga originais para atividades alternativas.
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