COMPARTILHAR

Dados divulgados pelo IBGE mostram aumento da produção brasileira de grãos em mais de seis mi de toneladas para este ano; parlamentar cita Goiás como referência ao país

Divulgação

Em discurso proferido nesta semana, no Plenário da Câmara Federal, o deputado Roberto Balestra (PP) chamou a atenção dos parlamentares para a importância da agropecuária brasileira na retomada do crescimento do país. Com base nos indicativos publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam aumento da expectativa da safra de grãos para 230,3 milhões de toneladas neste ano – valor que supera em 6,1 milhões de toneladas a previsão anterior -, o parlamentar destacou que o país já está dando indícios de recuperação econômica.

“São números como esses que nos fazem acreditar na grandeza do nosso país e na nossa capacidade de ser, de fato, o celeiro do mundo nos próximos anos, como é esperado de nós”, destacou o pepista, na ocasião. O parlamentar lembrou ainda que governos anteriores colocaram o país na crise, mas que o cenário tem mudado nos últimos meses.

“Escolhemos o caminho da responsabilidade e do trabalho, e a agropecuária é um dos melhores exemplos do Brasil que dá certo. É essa inspiração que desejamos ter daqui para frente”, argumentou.

De acordo com o deputado, a produção das 230,3 toneladas de grãos deve representar um recorde para o setor brasileiro, “que vai colaborar decisivamente com a retomada econômica do país”, pontuou.

“Esses números me deixam especialmente feliz, sobretudo porque o estado que represento nesta Casa, o meu querido estado de Goiás, está se consolidando como o quarto maior produtor de grãos do país, atrás apenas do Mato Grosso, do Paraná e do Rio Grande do Sul”, concluiu Balestra.

Goiás é o maior produtor de sorgo do Brasil, e a estimativa, indicada pelo instituto, é que a produção goiana represente sozinha quase metade da produção nacional. A produção estadual do grão deve alcançar 857.645 toneladas.