Seguimento cresceu 28,7% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado

Soja continua a liderar lista de produtos vendidos para o exterior | Foto: Fernando Leito/Jornal Opção

No mês de junho, o agronegócio foi responsável por 85,1% das exportações goianas, de acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Comex Stat, do Ministério da Economia.


No último mês, o seguimento foi responsável por arrecadar US$6448,647 milhões, cerca de 60,5% a mais que no mesmo período de 2019. Com a China como maior destino, o commodities mais exportados foram soja, carne bovina e açúcar. No apanhado do ano, o acúmulo foi de 80,9%, ou US$3.230 bilhões no primeiro semestre. 28,7% a mais que o primeiro semestre de 2019.


No Brasil, o agronegócio corresponde a 50,8% das exportações, com crescimento de 9,6% em relação ao período equivalente do ano passado. A soja é a maior responsável pelas vendas, com 68,49% das exportações, seguida pela carne bonina, 66,9% dos produtos agrícolas mandados para fora. China, Hong Kong e Egito são os maiores compradores.


O açúcar representou 5,25% dos commodities agrícolas exportados, tendo como principal destino Marrocos, Índia, Argélia, Venezuela, Estados Unidos e Canadá. Os dados, de acordo com o titular da Seapa, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afetam diretamente o Produto Interno Bruto (PIB) e Valor Bruto da Produção (VBP).


“O crescimento das exportações do agro é mais um reflexo do trabalho desenvolvido tanto no campo para estimular o aumento da produção e da produtividade, quanto nas negociações internacionais, com foco em abrir e ampliar mercados para os produtos goianos”, afirmou.