Goiânia recebe neste domingo, 7, das 8h30 às 11h30, a 7ª edição do projeto “Beleza nas Ruas”, iniciativa voluntária que oferece serviços de cuidado, atenção e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação, criada pela empresária Karla Posé, será realizada no Mercado Aberto da Avenida Paranaíba, no Centro, e conta com o apoio da Prefeitura de Goiânia.

O projeto reúne profissionais e voluntários das áreas da beleza e do bem-estar. A população terá acesso a banho, café da manhã, roupas limpas, kits de higiene, atendimento odontológico, serviços de beleza, recreação e acolhimento emocional, além de orientação e encaminhamento da Assistência Social da Prefeitura.

A população terá acesso a serviços de beleza | Foto: Divulgação

“Mas, acima de tudo, terão acesso ao que mais falta no dia a dia delas: respeito, cuidado e humanidade. Cada pessoa que encontramos nas ruas carrega uma história marcada por rupturas: perdas familiares, doenças, desemprego, dependência química, abandono. E, muitas vezes, tudo o que elas precisam é serem vistas”, afirma a idealizadora do projeto, Karla Posé.

A empresária aproveitou a entrevista concedida ao Jornal Opção e pediu o apoio da população. “Leve o que não usa mais e que esteja em bom estado de conservação, como: roupas, brinquedos, sapatos, itens de higiene e alimentos. Toda ajuda é bem-vinda!”

Karla é empresária do ramo de beleza | Foto: Arquivo Pessoal

O projeto “Beleza nas Ruas” nasceu de uma inquietação pessoal da empresária com o desejo de fazer algo real por pessoas que vivem a dura realidade da rua e, muitas vezes, se tornaram invisíveis aos olhos da sociedade. “A proposta sempre foi criar um movimento de dignidade, acolhimento e cuidado, oferecendo banho, higiene, alimento, atenção e um olhar humanizado”, explica Karla Posé.

“Estamos chegando à 7ª edição do Beleza nas Ruas. Iniciamos o projeto em 2019, simultaneamente em cinco cidades — Goiânia, Brasília, Natal, Recife e Curitiba. Desde então, expandimos para vários estados por meio dos nossos parceiros e franqueados, chegando também a Maringá, São Luís do Maranhão, Balneário Camboriú, Umuarama e outras regiões”, detalha a empresária.

O propósito da ação é muito além de uma manhã de cuidados. A missão é motivar essas pessoas vulneráveis a acreditarem, que podem mudar as suas histórias. “A autoestima fortalecida é sempre a primeira porta de entrada para a transformação” finaliza Karla Posé.

A idealizadora do projeto explica que, em Goiânia, o foco é a população em situação de rua. Mas, durante esses outros seis anos, o “Beleza nas Ruas” já aconteceu dentro de presídios, asilos e orfanatos. A ideia é respeitar e atender a realidade local.

Leia também:

Goiânia possui 55 favelas e desmonta a ideia de que a capital não tem comunidades