A caminho da COP 28 em Dubai, Lula inclui visita a mais três países

27 novembro 2023 às 19h45

COMPARTILHAR
Ao embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes, para cumprir agenda na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará antes a Arábia Saudita. Além disso, na agenda presidencial foi incluída uma passagem pela Europa – uma ida a Alemanha.
“A caminho de Riade, capital da Arábia Saudita, para uma série de agendas de interesse nacional. Abertura de mercados e atração de investimentos, principalmente em energia renovável”, informou Lula pelas redes sociais, ao anunciar o retorno das viagens internacionais ocorre dois meses depois da submissão da cirurgia no quadri.
“Depois, iremos para Doha, e teremos a COP 28 nos Emirados Árabes. Muito trabalho para recolocar nosso país no cenário internacional, e atrair investimentos que gerem emprego e desenvolvimento para o Brasil”, acrescentou.
Em Riade, na Arábia Saudita, o presidente se reunirá com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Ele cumpre as funções de chefe de Estado. Lá, o brasileiro participará de um encontro com empresários sauditas e de um evento de promoção de produtos da empresa Embraer. A previsão de investimentos daquele país no Brasil nos próximos anos.
Acordo Mercosul-União Europeia
Apesar da COP seguir até 12 de dezembro, a programação é que Lula deixe o Oriente Médio no dia 2 e siga com parte da comitiva para a Alemanha. No país europeu se encontrará com o presidente Frank-Walter Steinmeier e com o primeiro-ministro Olaf Scholz.
Nesta agenda, a expectativa brasileira é da assinatura de uma série de memorandos de entendimento, declarações conjuntas, cartas de intenções, planos de trabalho e acordos para trocas de informações. Tudo tem sido discutido há meses. Estes atos são em áreas como meio ambiente, bioeconomia, saúde, ciência e tecnologia e inovação.
Todavia, a visita de Lula ao país de Olaf Schols é estratégica para acordo Mercosul-União Europeia. É que o país é um dos principais defensores das parcerias entre o continente e países da América do Sul. Com o Brasil, a Alemanha é importante parceiro nos campos tecnológico e industrial.
Leia também: Lula, meu caro presidente, o Congresso de hoje não é o de 2010Lula deve reforçar campanha de Adriana Accorsi na disputa pela prefeitura de Goiânia