COMPARTILHAR

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 17, a quinta fase da operação “Sem Desconto”, para apurar esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dois investigados foram presos preventivamente e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos para apreender bens e documentos.

Os mandados de prisão foram cumpridos no estado do Sergipe. A 3ª Vara Federal de Sergipe determinou ainda o sequestro imóveis vinculados aos investigados, avaliados em aproximadamente R$ 12 milhões. A operação busca recuperar bens indevidamente descontado de aposentados. Ao todo, a PF estima que R$ 6,3 bilhões tenham sido desviados.

Ainda nesta terça-feira, o portal Metrópoles publicou que 96 emendas apresentadas por parlamentares de esquerda para mudar uma medida provisória (MP) que coibia fraudes ao INSS foram redigidas dentro de escritórios da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A Contag é uma das principais entidades investigadas pela PF. O portal chegou à conclusão analisando metadados das 578 emendas apresentadas junto à MP 871/2019; nove foram apresentadas por parlamentares do PT.