COMPARTILHAR

Em apenas dois dias, 3.357 pessoas se inscreveram para em acompanhar presencialmente o julgamento de Jair Bolsonaro e outros réus do “Núcleo 1” da Ação Penal (AP) no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação vai apurar a partir da próxima terça-feira, 2, a tentativa de golpe de Estado no Brasil, com 150 assentos disponíveis para a sociedade.

Os primeiros 1.200 cidadãos que se inscreveram vão se revezar para assistir ao julgamento nas oito sessões, que vão até o dia 12 de setembro, divididos em turno da manhã e da tarde. O julgamento é transmitido ao vivo, por outros canais: TV Justiça, aplicativo TV Justiça +, canal do STF no YouTube e Rádio Justiça.

Núcleo 1

O Núcleo 1 é composto pelo Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Jair Bolsonaro (ex-presidente da República), Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).

O grupo responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e privacidade de patrimônio tombado.