10 de julho: Ibaneis Rocha e sociedade brasiliense comemoram juntos
10 julho 2019 às 10h20

COMPARTILHAR
Emedebista é o primeiro governador nascido no próprio DF. Confira feitos nos seis meses de gestão
O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), comemora, nesta quarta-feira, 10, mais um ano de vida. Rocha elegeu-se governador com expressivos 69,79% dos votos válidos em disputa de segundo turno no ano passado. Confira feitos do gestor nos seis primeiros meses de mandato.
Mobilidade Urbana
No transporte público, sua gestão renovou a frota de veículos do transporte coletivo — 63 novos microônibus — e permitiu a adesão de novas linhas. A Operação EPTG, iniciada em março deste ano, também foi fundamental para redução de até 30 minutos do tempo de viagem dos passageiros. Sem contar que, consequentemente, a fluidez geral do trânsito contou com uma melhora de 20%.
Segurança Reforçada
A política de ação integrada na área da Segurança Pública tem sido um fator determinante para a queda nos índices de criminalidade no DF. Os números mostram que a taxa de homicídios caiu 12,3% nos seis primeiros meses do ano. Também há registros de redução de roubos a comércio, postos de combustível, roubos a residência e números de estupros.
O DF conta, atualmente, com delegacias de polícia abertas 24 horas. As polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Trânsito, Casa Militar, Sistema Penitenciário e outras forças de segurança desempenham atualmente um trabalho integrado, contribuindo não só com a redução dos números, mas também com a qualidade de vida e conforto do cidadão.
Atação turística
Com o objetivo de projetar a cidade no exterior, atrair turistas e fomentar a economia local, o governador Ibaneis Rocha tem dialogado com embaixadores de diversos países. Seu objetivo é trazer mais visitantes ao DF. Pensando nisso, Ibaneis assinou, em abril, um acordo de stopover com a empresa de aviação portuguesa TAP. Até o fim do ano, a previsão é de que a capital do País receba quatro novos voos internacionais diretos para o Paraguai, Peru, Chile e México.
Valorização do Servidor
As dificuldades financeiras assolam a maioria dos Estados brasileiros, mas o cenário de crise não foi suficiente para fazer o governador recuar. Apesar das barreiras, Ibaneis reforçou o quantitativo de pessoal em áreas estratégicas como Saúde, Segurança e Educação.
O Executivo realizou a contratação de 1.473 novos servidores. Além disso, também fez investimentos para implementar a Escola Superior de Gestão (ESG). Também foi reajustado o abono para serviço voluntário de policiais militares e criada uma gratificação similar para policiais civis do DF.
Direito a moradia
Um dos principais compromissos do governo do emedebista é promover o ordenamento e ofertar novas unidades habitacionais para a população. Pensando nisso, o governo deu um passo importante ao ampliar as oportunidades de quem quer adquirir um imóvel: criou uma linha de crédito específica para loteamentos. Assim, é possível pagar pelos imóveis de maneira parcelada com o desconto de 25% — dado apenas para compras à vista.