Pábio Mossoró já realizou trabalhos nas áreas de saúde, segurança pública, cultura, esporte, educação e infraestrutura da cidade

Prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (PSDB), em entrevista no Jornal Opção | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (PSDB), divulgou um balanço dos seus primeiros 45 dias de gestão. Todos os trabalhos foram realizados, segundo o tucano, para conseguir dar respostas à sociedade ainda nos primeiros meses do mandato. Um exemplo disso foi a convocação dos classificados em concurso público para assumirem os cargos nas secretarias municipais. Com o chamamento, Pábio garantiu o enxugamento da máquina pública.

A prefeitura também investiu nos mutirões. Eles são serviços básicos emergenciais que serão feitos em todos os bairros do município nos próximos meses. A administração faz obras de limpeza, recuperação do pavimento asfáltico, retirada de entulhos, roçagem, eliminação de erosões, patrolamento de ruas de terra e troca de iluminação.

Durante as ações, quase 48 toneladas de pneus inservíveis foram recolhidos pela administração. Os pneus recolhidos passarão por processo importado de mecanização, onde serão submetidos a alta temperatura em tanques de pirolisação, para que sejam aproveitados a borracha e os arames. A cada 5 toneladas de pneus reciclados são produzidos 2 mil litros de óleo, que pode ser utilizado para o funcionamento de máquinas agrícolas e caldeiras industriais.

A contrapartida da empresa responsável pela remoção de pneus será revertida na aquisição de mais de 6 mil mudas de árvores para o plantio em todos os bairros do município.

Também foram feitos mutirões de limpeza no Hospital Municipal de Valparaíso de Goiás, no Centro de Zoonoses e Curral Comunitário, na UPA, nos CAIS, praças, unidades de saúde e escolas.

O prefeito pediu que os diretores de escolas e de unidades de saúde preparem um plano de ação visando reformar e organizar os espaços físicos, para resolver os problemas relacionados à infraestrutura desses locais. Para isso, eles contaram com parcerias de diversos segmentos, servidores, comunidade e comerciantes.

Parceria com governo estadual

Para continuar dando andamento ao atendimento aos pacientes de todas as unidades de saúde de Valparaíso, a prefeitura comprou todos os medicamentos básicos que estavam em falta, garantindo os serviços emergenciais.

Ainda em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou um outro mutirão: o de combate ao Aedes aegypti. A primeira ação oficial do ano reuniu cerca de 200 agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e enfermeiros, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e equipes da Regional de Saúde do Estado.

Já na última terça-feira (14/2), Pábio Mossoró esteve em Goiânia junto a vereadores de Valparaíso para participar de uma audiência na Secretaria de Saúde do Estado (SES) que tratou da construção do Hospital de Urgências – Hugo na cidade.

A comitiva municipal foi recebida pela superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais, Deusdedith Vaz, que aproveitou o momento para informar que o governo estadual estuda um projeto arquitetônico capaz de suprir todas as necessidades e que possua todos os moldes essenciais para atender a região do Entorno Sul.

Outra frente trabalhada pela prefeitura em parceria com o governo estadual foi a segurança pública. No último dia 8 foi realizada uma conferência municipal do programa Pacto Social Goiás pela Vida. O programa é a maior ação de combate à criminalidade do Estado e com a colaboração da Prefeitura de Valparaíso de Goiás foram discutidos as potencialidades e necessidades de atuação contra o crime na cidade. Também foi discutida a criação da guarda municipal.

Atenção à educação e cultura

Uma das metas da prefeitura é garantir a construção de mais instituições de ensino na cidade. “Vamos investir em estrutura e capacitação profissional, valorizando os estudantes e servidores públicos municipais. Também estudamos alternativas para viabilizar a criação de mais vagas para as crianças que se encontram fora das creches”, garantiu Pábio.

O prefeito também negocia com o governo estadual a construção de uma sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Valparaíso de Goiás, assunto encarado como prioritário. A intenção é oferecer ensino superior gratuito e de qualidade, colaborando com o crescimento da instituição no território goiano e garantindo mais desenvolvimento para a Região Metropolitana do Distrito Federal.

O deputado federal Célio Silveira (PSDB)já destinou uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para garantir o início das obras, com a edificação do novo campus da UEG que já foi criado por Lei e com projeto arquitetônico em andamento. O recurso é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O parlamentar também garantiu à prefeitura a entrega de materiais esportivos doados pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e Superintendência de Esporte e Lazer. Os materiais, entregues no último dia 9, serão utilizados para fomentar ações de incentivo às práticas esportivas e projetos sociais municipais.