Últimas notícias

Encontramos 80682 resultados
IMG_1134
Morre Hermeto Pascoal, aos 89 anos, referência da música brasileira

O músico Hermeto Pascoal morreu aos 89 anos, segundo comunicado divulgado pela família neste sábado, 13. “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, informou a nota publicada nas redes sociais.

A família destacou que, no momento da morte, o grupo de Pascoal estava no palco, tocando, “como ele gostaria: fazendo som e música”. O texto ainda pediu que os fãs prestem homenagens da maneira que o artista sempre valorizou: “Escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva… Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo”.

Hermeto nasceu em 22 de junho de 1936, em Olho d’Água, povoado próximo a Lagoa Grande, na região de Arapiraca (AL). Foi compositor, arranjador, multi-instrumentista e improvisador. Com sua abordagem única, rompeu fronteiras estilísticas, criando uma obra que transitava entre o popular e o erudito, o experimental e o profundamente enraizado nas tradições brasileiras.

Considerado um dos nomes mais inovadores e influentes da música do país, Hermeto Pascoal deixou um legado reconhecido internacionalmente. Sua música atravessou gerações, e sua irreverência e criatividade marcaram profundamente a história cultural brasileira.

Violência contra mulher 1300 por 867 ok1
Série Violência Contra as Mulheres — Conto de Rodriana Costa (4)

O último romântico

Rodriana Costa

As pálpebras roxas exibiam cores em tons profundos. Impulsos involuntários tremiam as pálpebras sem conseguir erguê-las. Um inchaço protuberante denunciava a brutalidade de punhos cerrados. O maxilar quebrado absorveu o impacto. Agora, imóveis, talvez, fossem um pico de consciência, embora, voltava-se ao limbo.

Em sussurros, uma senhora rezava diante da inércia da filha de feição irreconhecível. A cada dia, se aceitava, um pouco mais, o quase imperceptível ruído dos aparelhos devido à convivência rotineira. Pouco a pouco, o barulho da UTI se misturava ao ambiente, tornando-se quase inaudível aos ouvidos da mulher de olheiras profundas, cabelos oleosos, trajando sempre a mesma roupa.  De dedos calosos firmava um terço nas mãos.

Vez ou outra, sentia a culpa. Recorria as memórias. Busca encontrar algum episódio suspeito do genro que explicasse tanta fúria. “Como poderia desconfiar diante de tanto cavalheirismo”.

Enquanto espera um milagre, as lágrimas evidenciam uma fé esmorecida apoiada a chance de 2% de a filha voltar do coma. Seca os olhos, vez ou outra, assoa o nariz.

Um verão na praia. O sol clareava as cadeiras organizadas sobre a areia. Um cenário romântico e sonhado pelo casal, Fausto e Danila. Um verão de tarde crepuscular, em uma cerimônia reservada a poucos convidados. Testemunharam a união do casal que se conhecera a poucos meses. “Amor à primeira vista”, ele dizia, satisfeito a beijar, com delicadeza, a fronte da esposa, que sorria com toda face iluminada.

A casa espaçosa de vidraças exuberantes evidenciava a transparência de seu interior, com um jardim fabuloso, que Fausto tinha como passatempo. Investiu em uma academia completa, anexada à residência. Invejavelmente, foi o maior comentário na família, visto que nenhum membro teria condições financeiras para ostentar tal luxo.

Violência contra a mulher 5666

Na família, ele era conhecido pelo seu jeito amigável, gentil, caseiro e dedicado à esposa. Apaixonado, romântico, acompanhava Danila em todos os eventos. Um casal perfeito!

“Minha filha, é preciso deixar seu marido respirar, coitado”, dizia sua mãe ao perceber o comportamento caseiro do genro.

Danila, uma mulher de personalidade forte e decidida, demonstrava estar satisfeita com seu casamento.

As crises de ciúmes, gradativamente, perderam o status de artifício, se evidenciando com mais fervor. O primeiro tapa foi seguido de um arrependimento sem precedentes. Tentou se redimir com uma bolsa de luxo, admirada pela família e alvo de comentários dos cunhados.

“Fausto, desse jeito, você nos coloca em desvantagem. Teremos que vender um rim para presentear as nossas patroas”.

Em momento de desentendimento, as ameaças veladas se diluíam em olhares furiosos, furtivos aos olhos dos outros. A ridicularização fazia-se reservada entre quatro paredes. Medo. Estupros conjugais seguidos de pedidos de desculpas em forma de jantares especiais, presentes caros e buquês de flores.

Violência contra a mulher e foto EBC
Violência contra as mulheres | Foto: EBC

Um ataque de raiva. Um estrangulamento que a sufocou por alguns minutos. O marido romântico brotava durante uma semana. Tudo perfeito. Cozinhava e levava café na cama com buquê de rosas e cartão com poesia. Entretanto, tal comportamento se repetia se tornando rotineiro. Um bate e assopra. Um chute na barriga, um puxão de cabelo, em momento de nervosismo. Aos poucos, era mais bate do que assopra.

Sorria! Abraçava o marido. Sorria! Devia Sorrir, sempre.

“Você viu o que me fez fazer? Por que você age assim, minha linda?”, dizia como se fosse a vítima da situação.

“Por que eu te amo tanto assim? Perguntava no momento de grande arrependimento. “Por que você é tão linda assim”, dizia em momentos de reconquista.  “Às vezes, eu queria que você fosse feia e meu amor mais moderado”.

Em alguns momentos, ela podia contrariá-lo. Ele permitia, desde que de maneira ponderada, o que era medido pelo olhar de repressão suficiente para ela interpretar seus pensamentos.

Com o tempo, não se continha. Dado à violência, espancava Danila em partes do corpo onde podiam ser escondidas: a barriga e as nádegas eram alvos perfeitos. Uma sede insaciável. O amor pelo marido se esfriava, mas ela continuava sorrindo.

A família percebeu certa frieza.

“Danila, tenho que perguntar uma coisa: você está apaixonada por outro?”

Diante da negativa, acreditavam que Fausto amava sozinho a esposa.

“Pobre, Fausto”!

Em uma noite, durante uma festa de aniversário de cunhado, Danila parecia não esconder sua decepção matrimonial. Ignorou os olhares ameaçadores do marido. Furioso, ele a levou pelo braço para um canto escuro e apertou seu rosto como se quisesse destruí-lo. Alguém se aproximou e ele a beijou, enquanto ela o repudiava.

Estava decida a denunciar a agressão sofrida pelo marido durante anos. Adormecida pela culpa e vergonha acordara de um pesadelo. Sob o pretexto de ciúmes, dizia a ela: “mulher minha não sai sem mim”, “mulher minha não veste essa roupa”, “mulher minha não trabalha fora”. Danila se reduzira à propriedade do marido, sem despertar suspeitas.

Sentia um misto de medo e revolta.

Percebendo a intenção da esposa, a questionou na volta para casa. Ela o enfrentou. Então, ele parou o carro e deu o primeiro soco. Incontáveis socos no rosto vieram na sequência. Não poupou as partes descobertas de seu corpo: o rosto era o alvo mais promissor. Com o rosto desfigurando, ele a jogou para fora do carro, em uma marginal movimentada.

Um ruído contínuo sinaliza o fim da vida de Danila. Sua mãe chorava sobre o corpo da filha, amparada por um misto de culpa e raiva.

O que a ciência revela sobre a origem evolutiva do consumo de álcool

Nossos ancestrais frugívoros já consumiam frutas fermentadas caídas no chão das florestas tropicais da África

Diabetes tipo 5 é reconhecida como doença

Ela ocorre por diferentes causas, como deficiência na produção de insulina ou resistência à sua ação

WhatsApp Image 2025-09-13 at 16.59.10
Operação fecha loteamento clandestino em Caldazinha e identifica crimes ambientais

Foram apreendidos materiais de construção e suspenso o fornecimento irregular de energia elétrica

Equipe-do-aborato_interna
Saúde
Tratamento inédito para reverter lesão medular terá teste clínico em São Paulo

O tratamento exige apenas uma dose, seguida de fisioterapia para reabilitação

Oportunidade
UFG abre inscrições com 590 vagas para portadores de diploma em cursos de graduação

As inscrições estarão abertas entre os dias 15 e 26 de setembro

Chamada-indesejada
Mudanças
“Não Me Perturbe” e fim do prefixo 0303: Anatel altera regras do telemarketing

A partir de novembro, o "Não Me Perturbe" passa a valer para todas as operadoras de telefonia

WhatsApp Image 2025-09-13 at 14.44.27
Eleição
Adriana Accorsi assume presidência do PT em Goiás e promete fortalecer legenda para 2026

No discurso, Adriana afirmou que considera este o momento mais importante de sua trajetória política

Exclusivo: saiba qual é o melhor time de Goiás de todos os tempos

Campanhas não apenas enchem de orgulho as torcidas locais, mas também colocam o futebol goiano em um lugar de respeito

Saiba por que o mundo caminha, a passos rápidos, para a Terceira Guerra Mundial

As maiores potências do planeta estão em conflito direto a partir da Ucrânia. O mundo já está vivendo a Terceira Guerra Mundial. Só faltou dizer para os 8,1 bilhões pessoas que habitam a Terra

palestina-1024x614
Mundo
O que falta para a Palestina se tornar um Estado

Segundo a Convenção de Montevidéu de 1933, um Estado precisa atender a quatro critérios básicos

lula_rio_doce_7
Levantamento
Nova pesquisa Quaest/Genial vai medir avaliação de Lula após julgamento de Bolsonaro

Ao todo, serão ouvidos 2.004 brasileiros de todo o país até domingo, 15