COMPARTILHAR

O secretário de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, detalhou em entrevista exclusiva ao Jornal Opção novos planejamentos e possíveis caminhos da pasta para sanar os problemas críticos da mobilidade urbana em Goiânia. Entre um dos destaques da entrevista está a conclusão do corredor viário BRT Norte-Sul para uma possível expansão do trecho no futuro. 

De acordo com Abreu, a pasta deve concluir as últimas duas etapas da obra entregue no final de 2024, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula (PT). Essas etapas correspondem aos trechos finais da obra entre o Terminal Isidória e o município de Aparecida de Goiânia, pela avenida 4º Radial, e o Terminal Isidória e o Setor Parque Atheneu, pela avenida 3º Radial. “O projeto [de conclusão] está pronto, o edital será publicado para poder realmente concluir essa etapa”, afirmou.  

Na última terça-feira, 15, o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS) e o Ministério das Cidades (MC) elaboraram o 4º boletim informativo do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana. No levantamento, as instituições apontam que Goiânia tem capacidade para a ampliação da chamada Rede Futura em mais de 104 quilômetros, dos atuais 31 quilômetros que se encontram na cidade, uma ampliação na ordem de 340%. 

O secretário de Trânsito ainda afirmou que o corredor BRT “é uma das melhores soluções que nós temos hoje para o transporte público”. Segundo o secretário, a pasta deve focar na consolidação dos trechos atuais antes de criar uma nova malha viária. “Toda vez que você trabalha com o BRT, você cria corredores, dá prioridade, define padrão e qualidade do serviço. Então tudo isso permite um trabalho diferenciado.”

Leia também:

PF deflagra operação contra fraude em licitação; prejuízo ao erário ultrapassa R$ 1 milhão

Caiado critica decisões do STF contra Bolsonaro e diz que ex-presidente foi jogado em “situação deprimente”