Com 6ª maior frota de carros do país, movimento quer incentivar uso de bikes em Goiânia

23 janeiro 2024 às 12h20

COMPARTILHAR
Goiânia atualmente é a sexta maior frota de carros país, por isso o movimento “Goiânia, Capital de 2030” lançou uma campanha para incentivar o uso de bicicletas na cidade. Intitulada como “Ciclo é a Via”, a proposta busca integrar o modal como parte do cotidiano do goianiense. Além de criar uma mudanças cultural com a população.
Atualmente, Goiânia possui uma frota de 983.909 veículos de quatro ou mais rodas, segundo levantamento realizado em 2022. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso conta como mais de um carro para pelo menos dois habitantes. Uma situação que aumentar os problemas no trânsito.
Para o idealizador do projeto Fred Le Blue, conforme a Agência Brasil de Notícias, a cidade vive uma escassez de ciclovias exclusivas. Além ressaltar que a baixa malha cicloviária coloca em risco a integridade física dos ciclistas. “Chegou a hora de mostrar que a defesa da infraestrutura da cidade para o uso da bike como meio de transporte é um ato de amor próprio, coletivo e planetário”, conta.
Le Blue ressaltou que a situação dos ciclistas na capital cria obstáculos, além de pontuar que observa desinteresse na questão por parte da iniciativa público-privada. “Há um certo preconceito de parte do empresariado local, muito associado ao nacionalismo fascista, contra o que o veículo bicicleta representa, enquanto ideologia e estilo de vida”, afirma
Com ideia de transformar a identidade urbana na cidade, o movimento “Goiânia, Capital de 2030” foca na educação e comunicação social, ambiental, museológica e patrimonial.
Leia mais: Drama de ciclistas em Goiânia reflete mobilidade precária de todo o País