O governador Ronaldo Caiado (UB) participou da cerimônia de entrega do novo Terminal Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário, nesta segunda-feira, 29, destacando o reforço da segurança pública como principal benefício aos usuários do transporte coletivo. O novo espaço conta com uma área aproximada de 10.000 m², sendo 60% maior que o anterior, e recebeu investimento de quase R$ 29 milhões pelo Estado, além de contar com 73 câmeras de alta definição e um novo sistema de reconhecimento facial. 

O governador Caiado aponta que o novo empreendimento corresponde ao terminal mais tecnológico e seguro do país ao enfatizar a instalação de 73 câmeras de alta definição com identificação facial, e a criação de um “Batalhão de Terminais” da Polícia Militar, no Terminal do Dergo, no Setor Aeroviário. “O passageiro que entrar no ônibus e tiver alguma culpa, como se diz no interior, a polícia vai estar cobrando explicações dele.”

A nova iniciativa, com o nome de Programa Viagem Segura, corresponde a um esforço da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e Redemob, voltados a aprimorar o serviço. Ao todo, já são mais de 3 mil dispositivos de segurança instalados nos terminais e em coletivos, com a meta de chegar a instalação de 6 mil câmeras. Enquanto isso, destacou a manutenção da tarifa fixa do transporte público a R$ 4,30 para o usuário.

Além das novas câmeras de segurança, o evento marcou a entrega de 91 novos veículos para o transporte público, sendo 90 novos coletivos do modelo Padrão Euro VI movidos a diesel para as linhas disponíveis, além de um veículo elétrico que deve ser integrado ao BRT Leste Oeste. A partir disso, Caiado revelou que novos coletivos movidos a biometano devem compor a nova frota, tendo o combustível produção em Goiás. Estes [novos veículos] é o que tem o melhor resultado em termos de descarbonização da atmosfera”, diz. 

“[O biometano] é produzido no Estado, sustentando toda a frota da região metropolitana de Goiânia. São avanços como esse que mostram o que é governar em parceria com a Prefeitura de Goiânia, com a Prefeitura de Aparecida, com a Prefeitura de Senador Canedo e com o Governo de Goiás.”

Modelo “metronizado”

Segundo o prefeito Sandro Mabel (UB), todo o sistema foi pensado com a metronização do transporte público. A nova modalidade corresponde a uma nova tecnológica pela utilização dos semáforos inteligentes integrados com inteligência artificial para dar prioridade aos ônibus — o que deve aumentar a velocidade e a eficiência do trânsito.

Prefeito Sandro Mabel | Foto: Guilherme Alves / Jornal Opção

A expectativa é que o sistema seja implementado nos mais de 240 km das linhas, podendo diminuir o tempo entre destinos de 30% a 40%. Além disso, aponta a entrega de bicicletas elétricas para a população. 

“Entre o Terminal Novo Mundo e o Praça da Bíblia, conseguimos fazer uma economia de tempo de 49% no horário de pico, é fantástico para as pessoas que utilizam. … A metronização é para o Brasil, é para o mundo. É uma inovação que fizemos, se Deus quiser, todos poderão utilizar.”

O evento contou com a presença de autoridades do governo, como o governador de Goiás Ronaldo Caiado, o prefeito de Goiânia Sandro Mabel (UB), o prefeito de Senador Canedo Fernando Pellozo (UB) e o prefeito de Trindade Marden Júnior (UB).

Leia também: Endividamento das famílias em Goiânia atinge 71,8% e mais da metade tem contas em atraso, diz CNC

Rede hoteleira cresce 22% em Pirenópolis e Caldas Novas; falta qualificação profissional, diz Observatório