COMPARTILHAR

O governador Marcelo Mi­randa (PMDB) acompanhado por seis parlamentares da bancada do Tocantins no Congresso Na­cional se encontrou na terça-feira, 1º, com o ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB-PI), em Brasília (DF). Marcelo apresentou prioridades do Estado e solicitou uma força-tarefa em demandas para as quais conta com a atenção do ministério.

Um dos fatores destacados pelo governador, com a finalidade de demonstrar a importância do apoio do governo federal ao Tocantins, é que no Estado, 93% da população é assistida, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apenas 7% dispõem de plano de saúde privado.

Os hospitais estaduais são responsáveis por 88% de todas as internações de alta e média complexidade. Marcelo Miranda reforçou que o Tocantins destina quase 22% da receita líquida estadual para a Saúde, sendo o segundo Estado brasileiro que mais investe no setor com recursos próprios.

O ministro elogiou o governo destacando que o Estado é um exemplo para o Brasil em priorização da Saúde, visto que a média de investimentos das demais unidades da Federação é de 12%.

Também foram abordadas as possibilidades de ampliação do programa Mais Médicos nos municípios do interior, apoio para aquisição de equipamentos, andamento das obras do Hospital Geral de Palmas e melhoria da infraestrutura dos Hospitais Regionais de Gurupi e Araguaína.

“O mais importante foi a visão do ministro que, além do elogio, demonstrou sensibilidade aos nossos pleitos. Alguns são sobre processos que já estão tramitando no ministério e ele determinou à equipe celeridade nas resoluções. Eu acredito em um ganho muito grande no dia de hoje, vamos colher os frutos”, destacou o governador Marcelo Miranda, ressaltando a importância da presença da bancada federal composta por Dulce Miranda (PMDB), Professora Dorinha Seabra (DEM), Josi Nunes (PMDB), César Halum (PRB) e Lázaro Botelho (PP), além do senador Donizete Nogueira (PT), na apresentação de reivindicações para a saúde do Tocantins.