COMPARTILHAR

Parceria envolve a participação das prefeituras, que deverão manifestar interesse em celebrar convênio com o Instituto Federal do Tocantins

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) firmou parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFT) para a oferta e divulgação de mais de 10 mil vagas em cursos profissionalizantes. A parceria envolve a participação das prefeituras, que deverão manifestar interesse em celebrar convênio com o IFTO e, posteriormente, organizar uma estrutura adequada para o recebimento dos cursos técnicos.

A ATM informa que será ofertado o ensino nas áreas de Administração, Agronegócio, Informática para Internet, Meio Ambiente e Serviços Públicos. O corpo docente do IFTO será responsável pelas capacitações e o instituto dará a certificação aos participantes. Os cursos serão presenciais e a distância e exigirão contrapartidas das prefeituras, como espaço físico, internet, equipamentos de informática e vídeo, servidores e manutenção.

Parceria compensatória

Na avaliação da Associação Tocantinense de Municípios, a parceria das prefeituras com o IFTO amplia a educação e qualificação profissional de jovens e adultos. “Trata-se de oportunizar a esse público que reside em cidades sem polo do IFTO o acesso ao ensino federal”, frisa o prefeito de Pedro Afonso e presidente da ATM, Jairo Mariano. O IFTO possui oito campi e três campi avançados em pleno funcionamento, além de 19 polos de educação a distância, que formaram mais de 2 mil profissionais em 2018.

Segundo o IFTO, está previsto para fevereiro de 2020 o início das atividades. As aulas serão no modelo educação a distância, o que requer a utilização de recursos de televisão e internet. Ainda de acordo com o instituto, cerca de 20% da carga horária será de aulas presenciais, o que exige a organização de um polo estruturado para receber os alunos. O restante da carga horária será desenvolvida com base em atividades e conteúdos a serem disponibilizados em plataforma virtual, acessível via internet.

A contrapartida do IFTO será a oferta dos cursos, a disponibilização dos professores e material didático de forma digital, a promoção de aulas telepresenciais, o custeio do translado de coordenadores e professores aos polos e oferecer cursos e videoaulas através de mediação tecnológica ou ambiente virtual.