Goiás se despede da seca com alerta para tempestades; veja previsão

20 setembro 2025 às 13h22

COMPARTILHAR
Goiás se prepara para a chegada da primavera, que começa nesta próxima segunda-feira, 22, marcando o fim de um inverno seco e o início da transição para o período chuvoso. Contudo, a mudança vem com alerta emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) para um risco potencial de tempestades severas em 62 municípios, principalmente no centro-sul do Estado, incluindo Goiânia.
A nova estação, que se estenderá até 21 de dezembro, deve ser influenciada pelo fenômeno La Niña, o que deve acarretar chuvas irregulares e frequentes pelo Estado.
Já para este domingo, 21, a previsão para Goiás é de sol com aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas. As temperaturas máximas continuarão elevadas, com a Região Oeste podendo atingir 37°C. Em Goiânia, a máxima prevista é de 34°C, com umidade do ar entre 30% e 85%.
Fim da seca
Apesar da perspectiva de chuvas para os próximos dias, o Estado ainda se encontra sobre os efeitos de um longo período de estiagem. Segundo o boletim do Cimehgo, a região norte de Goiás acumulou 138 dias consecutivos sem chuvas, enquanto a região leste registrou 136 dias. Em contrapartida, as regiões sudoeste, sul e central tiveram o ciclo de seca interrompido, registrando apenas um dia sem chuva.
Essa estiagem acumulada elevou os riscos de incêndios florestais na maioria do território goiano. Além disso, 129 municípios estão em alerta máximo devido ao “Fator 30 30 30” — uma combinação de temperaturas acima de 30 °C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos fortes, que aumentam a chance de propagação do fogo.
Outro efeito da seca foi a situação dos recursos hídricos, segundo o Cimehgo, o Rio Meia Ponte, que abastece Goiânia, encontra-se ao nível crítico 2. Outros rios, como o Araguaia (em Aruanã e Nova Crixás), o Vermelho (a montante da Cidade de Goiás), o Turvo (em Edéia) e o Rio Verde (em Paraúna), registram níveis abaixo da normalidade.
Leia também: Mabel sanciona data-base dos servidores da Prefeitura de Goiânia; confira o valor da reposição