O domingo, 6, será marcado por tempo seco e alerta para a baixa umidade relativa do ar em todo o estado de Goiás, segundo boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A previsão indica níveis entre 21% e 30% durante o período da tarde, o que caracteriza nível de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com o predomínio de sol e ausência de chuvas em todas as regiões goianas, a umidade do ar tende a cair drasticamente nas horas mais quentes do dia. As temperaturas máximas podem chegar a 35ºC em algumas localidades do norte goiano, enquanto as mínimas ficam entre 11ºC e 19ºC pela manhã. Em Goiânia, a mínima e a máxima prevista é de 14ºC e 29ºC, com umidade variando entre 30% e 85%.

O Cimehgo alerta que a queda da umidade relativa do ar exige cuidados com a hidratação, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e atenção especial a crianças e idosos, mais vulneráveis aos efeitos do tempo seco. O boletim ainda ressalta que o ar seco também favorece a ocorrência de queimadas, o que agrava ainda mais os riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

O Cimehgo reforça que o nível de atenção deve servir de alerta para a população. “Estamos num período caracterizado pela ausência de chuvas e aumento das temperaturas, o que contribui para a redução acentuada da umidade. É essencial que as pessoas fiquem atentas aos sintomas de desidratação e evitem exposição prolongada ao sol”, alerta o texto.

Além dos impactos à saúde, a estiagem prolongada também afeta os mananciais hídricos do estado, com diversos rios, como o Meia Ponte e o Vermelho, registrando níveis abaixo da média para o período.

Segundo boletim, até este sábado, 5, regiões como o Oeste, Norte e Leste acumulam mais 60 dias consecutivos sem chuvas significativas. Enquanto localidades na região Sul, Sudeste e Central estão há mais de dez dias sem precipitações.