O Big Brother Brasil 23 (BBB) exibiu nesta quarta-feira, 18, uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. No programa da TV Globo, o participante Cezar Black, que é enfermeiro, se sentiu ofendido sobre um comentário do colega médico e fisioterapeuta Fred Nicásio. Esse disse que a enfermagem é uma profissão submissa à medicina.

A afirmação gerou polêmica não só dentro da casa do reality, mas fora dela. A presidente do Sindicato de enfermeiros de Goiás (Sieg), Roberta Rios, lamenta que colegas de um mesmo ambiente de trabalho acreditem que a enfermagem seja uma profissão inferior a qualquer outra que trata de pessoas.

“Nós trabalhamos em equipe multiprofissional e os membros da equipe multiprofissional tem a sua importância igualitária na assistência à saúde. Essa importância igualitária é tanto para enfermeiro quanto para o técnico de enfermagem ou auxiliar de enfermagem. Tanto para o médico ou como para o fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social e para todos os profissionais que fazem parte da equipe. Não existe um profissional melhor do que o outro”, pontua.

Assim como Black, Roberta é enfermeira e destacou que a resposta do colega no BBB reflete o papel deles na área de saúde. “A fala dele foi extremamente relevante e real, porque nós estamos presentes em todos os momentos da vida das pessoas. No momento do nascimento a morte. É a enfermagem que faz a vacinação das pessoas em todos os seus ciclos de vida”, ressalta.