Saiba que é a executiva albanesa que assume o comando da OpenAI, criadora do ChatGPT

18 novembro 2023 às 16h34

COMPARTILHAR
Após anunciar a saída de um de seus cofundadores e CEO, Sam Altman, a OpenAI designou Mira Murati, atual diretora de tecnologia, como líder temporária da empresa desenvolvedora do robô ChatGPT.
Em comunicado, a empresa destacou a qualificação única de Mira para a função, antecipando uma transição suave durante a busca formal por um CEO permanente.
Com 34 anos e formação em engenharia mecânica pela Dartmouth College, nos EUA, Mira, oriunda da Albânia e educada no Canadá, contribuiu significativamente para tecnologias de ponta em inteligência artificial, incluindo o ChatGPT e o gerador de imagens DALL-E, desde sua entrada na OpenAI em 2018, após uma passagem pela Tesla.
Em 2011, Murati iniciou a sua carreira como estagiária na Goldman Sachs no Japão.De 2012 a 2013 trabalhou na empresa aeroespacial francesa Zodiac Aerospace. Em 2013 conseguiu o seu primeiro emprego relacionado com a inteligência artificial: nomeada Gestora de Produto Sênior na Tesla, assistiu ao lançamento das primeiras versões do Autopilot.
Em 2016 começou a trabalhar na Leap Motion em um sistema de realidade aumentada para substituir os teclados como vice-presidente de produto e engenharia.
Em 2018 Murati ingressou na OpenAI, tornando-se mais tarde CTO (Diretora de tecnologia), onde liderou o desenvolvimento do ChatGPT e do DALL-E. Ela é uma defensora da regulamentação da IA.