COMPARTILHAR

A Microsoft tem feito demissões após investir em Inteligência Artificial (IA) para “remover camadas de gerenciamento, aumentando agilidade e eficiência”, segundo justificou Phil Spencer, chefe da divisão de Xbox na empresa. Em meio a turbulência provocada pelos layoffs, outro executivo da Xbox, Matt Turnbull, sugeriu em postagem (já apagada) no LinkedIn que os funcionários que perderam o emprego desabafem com o ChatGPT — ironicamente, uma Inteligência Artificial como aquela que provocou as demissões.

As recomendações específicas de Matt Turnbull incluíram a elaboração de alguns prompts detalhados. Alguns exemplos incluíram a geração de planos de recuperação de carreira personalizados de 30 dias, a busca pela ajuda da IA ​​para combater a síndrome do impostor pós-demissão e a elaboração de mensagens de networking para ex-colegas. Embora as ferramentas tenham sido reconhecidas como não substitutas das experiências humanas, Turnbull as posicionou como impulsionadoras da eficiência para todos aqueles que se sentem sobrecarregados.

Entre os jogos da Xbox cancelados pelas demissões e cortes de gastos estão o novo lançamento da Romero Games (criadora da franquia Doom); Everwild, do estúdio Rare. O estúdio Turn 10, criador de Forza Motorsport perdeu metade de seus funcionários, o que deve afetar o próximo lançamento da franquia.