Homicídios têm queda de 5% em 2022 no Estado, aponta SSP-GO

02 março 2023 às 20h42

COMPARTILHAR
A quantidade de homicídios caiu em 2022 no Estado, segundo dados Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Os números mostram que Goiás conseguiu reduzir em cinco vezes mais as mortes que a média nacional. Para se ter ideia, no ano passado, foram registradas 1.232 mortes violentas no ano, frente a 1.299 registradas em 2021. O que equivale a um recuou de 5%.
Em comparação, no país, a queda foi menor: 1%, com a redução de 41,2 mil para 40,8 mil registros de assassinatos. Todas informações embasaram o Monitor da Violência. O monitoramento é feito pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a divulgação foi feita nesta semana.
Segundo o documento, Goiás possui taxa de 17,1 homicídios por 100 mil habitantes, ou seja, a sexta menor do país. Pernambuco registra a maior taxa (35,3) e São Paulo a mais baixa (7,1). “Essas estatísticas podem ser comprovadas por qualquer cidadão, que tem a garantia de poder viver em paz”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (UB).

Ele relacionou a queda nos índices à atuação integrada das polícias no combate a crimes como tráfico de drogas e roubo, que são motivação frequente para assassinatos.
Mapa da violência
Do total de mortes de 2022, 1.174 foram homicídios dolosos (quando há intenção de matar), 31 latrocínios (roubo seguido de morte) e 27 lesões seguidas de morte.
No ano anterior, houve 1242 homicídios dolosos, 34 latrocínios e 23 lesões seguidas de morte. Esses dados são do Sistema de Registro de Atendimento Integrado (RAI), utilizado por todas as forças de segurança.
“E se levarmos em conta o início da gestão Caiado, houve redução de 44% nos homicídios dolosos”, comparou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum.