O governador Ronaldo Caiado (UB) inaugurou, nesta sexta-feira, 7, o 1º Fórum Militar Nacional de Policiamento Especializado, com foco na integração das forças de segurança pública do Brasil.

Ao todo, participam mais de 100 policiais militares, representando 50 tropas de PMs de 21 estados da União. Estão presentes unidades de policiamento de Choque, Fronteiras/Divisas, Aéreo, Rural, Operações Especiais e Patrulhamento Tático Especial. Além do encontro, é previsto visitas técnicas onde os membros participararão de uma reunião nas Unidades Especializadas da Polícia Militar de Goiás (PMGO).

Segundo o governador, o evento também serve como celebração das forças de segurança goianas, ao passo que busca levar o exemplo de Goiás em segurança pública ao cenário nacional — evidenciado pelo investimento de R$ 17 bilhões na área desde 2019.

Não existe resgate da soberania brasileira sem a integração das forças de segurança pública

Esse esforço, segundo o governador, se reflete nos resultados obtidos entre janeiro e junho de 2018 e o mesmo período de 2025, com acentuada redução dos índices criminais, atribuída a um “controle absoluto do sistema penitenciário”.

De acordo com os dados, o Estado registrou queda expressiva em crimes de menor potencial ofensivo, como roubo a instituição financeira (100%), roubo de carga (98%), roubo de veículos (95%), roubo a comércio (92%) e roubo a transeunte (92%).

Ao mesmo tempo, crimes mais graves também tiveram retração: latrocínio (-86%), homicídio (-27%), feminicídio (-23%) e estupro (-16%). “O apoio da segurança pública do Estado é o que me deu governabilidade. Deu condições do Governo crescer, de atingir nota máxima na transparência pública.”, ressaltou Caiado.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, destacou que a redução é fruto dos investimentos realizados no início do primeiro mandato de Caiado. “Em 2019, eu era comandante-geral, e o governador determinou que nós especializássemos as forças de segurança. Ele possibilitou a compra de armamentos e equipamentos para viabilizar isso”, explicou.

O que estamos vendo hoje é fruto de algo que foi construído lá atrás.

WhatsApp Image 2025-11-07 at 11.54.50
Foto: João Reynol / Jornal Opção

Para a prefeita de Goiânia em exercício, Cláudia Lira (Avante), o fórum representa uma oportunidade única para o município sediar um evento institucional com representantes de diversas unidades federativas. “Sentimos muita satisfação e orgulho de o Estado de Goiás e nossa capital sediar este evento”, afirmou ao Jornal Opção.

São mais de 20 estados presentes, proporcionando essa troca de experiências e o aperfeiçoamento contínuo das atividades das nossas forças de segurança.

Cláudia também destacou que a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM-GO) passa por treinamento especializado com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “Nossa guarda está sendo treinada no uso correto de equipamentos, como dispositivos elétricos de controle, espargidores e também na filosofia de policiamento comunitário”, acrescentou.

Leia também: 82,3% dos goianos aprovam operação policial no Rio de Janeiro, aponta pesquisa