A Prefeitura de Goiânia firmou um termo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) voltado ao compartilhamento de informações para o enfrentamento da criminalidade.

O acordo, assinado nesta terça-feira, 9, prevê a troca de dados entre a PRF e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), com objetivo de reforçar a segurança pública na capital.

A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Sandro Mabel (UB) e contou com a presença do superintendente da PRF em Goiás, Evandro Dalton, do chefe de gabinete da PRF, Renato Castro, do procurador-geral do município, Wandir Allan.

Além deles, o secretário de Infraestrutura Urbana, Francisco Lacerda, do secretário particular, Ariel Viveiros, e do comandante da GCM, Gustavo Toledo.

Segundo a prefeitura, a parceria permitirá que a GCM tenha acesso a dados federais que antes não estavam disponíveis em nível municipal, como informações sobre veículos roubados em outros estados, possibilitando resposta imediata em caso de entrada desses veículos na cidade.

A cooperação busca integrar as forças de segurança para agilizar o combate a crimes como roubos, furtos e assaltos, além de ampliar a atuação da Guarda Civil Metropolitana. De acordo com a PRF, iniciativas como esta estão sendo estimuladas em âmbito nacional, mas Goiânia é a primeira cidade a formalizar esse tipo de convênio.

A prefeitura destacou que a medida representa um avanço estratégico na política de segurança da capital, permitindo que os órgãos de segurança compartilhem informações e atuem de forma coordenada para proteger a população.

Leia também: