As irmãs gêmeas Valentina e Heloá Prado dos Santos, de 3 anos, que foram separadas em cirurgia, receberam alta médica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) na tarde desta sexta-feira, 3. Elas deixaram a unidade de saúde na companhia do pai e da mãe, Fernando de Oliveira dos Santos e Waldirene do Prado.

Valentina e Heloá  foram transportadas em cadeiras de rodas e demonstraram muita animação ao deixar o hospital. Elas estavam no Hecad desde 11 de janeiro, quando foram separadas. A cirurgia de separação das siamesas durou mais de 10 horas e contou com a participação de cerca de 50 profissionais. Ambos seguiram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até 16 de fevereiro. Heloá se recuperou rapidamente, enquanto a irmã chegou a apresentar piora, mas também se recuperou da cirurgia.

Nos últimos dias, elas vinham recebendo visitas da avó e da irmã mais velha. E, já se interagiam entre si e com as equipes médicas. As irmãs nasceram em Guararema, no interior de São Paulo, mas já vieram com a família morar em Goiás há mais de dois anos quando realizaram inúmeros tratamentos de saúde, antes do procedimento cirúrgico.