Vacinação com a Pfizer bivalente começa na segunda-feira (27) em Goiânia; veja público e locais

24 fevereiro 2023 às 15h19

COMPARTILHAR
A vacinação bivalente da Covid-19 começa na próxima segunda-feira, 27, em todo o estado de Goiás. A campanha é nacional e foi dividida em cinco fases. Nesta primeira, serão vacinadas pessoas com mais de 70 anos, abrigados e trabalhadores a partir de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas e quilombolas.
A Secretaria de Saúde informou que 1 milhão de moradores não tomaram nenhuma dose da vacina. Veja os endereços e os postos na lista disponibilizada pela Prefeitura de Goiânia no final da matéria. São 72 salas de imunização em Goiânia, em todos os distritos da cidade. Essa vacina é denominada bivalente porque protege contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e a variante Ômicron, visando à prevenção de doenças graves e óbitos por Covid-19.
O secretário de Saúde, Sérgio Vencio, explica que a ômicron, que é a variante mais prevalente no mundo inteiro, e que para se vacinar com ela é necessário ter pelo menos duas doses da vacina primária.
De acordo com a SES, o foco dessa campanha é diminuir o óbito e casos graves. As 226,8 mil doses para a primeira fase da imunização estão disponíveis nos 965 postos de vacinação dos 246 municípios goianos. “É preciso despolitizar esse tema de vacinação e tratar o assunto de forma técnica”, afirmou Sérgio.
A previsão é que até o final da última fase, prevista para começar em 17 de abril, 90% da população-alvo tenha sido atingida, totalizando 1.587.689 pessoas vacinadas.“É fundamental que a pessoa procure o posto de vacinação, pois ela vai se proteger ainda mais, ajudando a reduzir os casos graves de Covid-19 em Goiás”, conclama a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.
Fases
• 1° Fase da Campanha (a partir de 27 de fevereiro) – Pessoas com mais de 70 anos, abrigados e trabalhadores a partir de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas e quilombolas;
• 2° Fase da Campanha (a partir de 6 de março) – Pessoas de 60 a 69 anos de idade;
• 3° Fase da Campanha (a partir de 20 de março) – Gestantes e puérperes;
• 4° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Trabalhadores da Saúde;
• 5° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade, população privada da liberdade a partir de 18 anos de idade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos de idade, funcionários do sistema de privação de liberdade.
Locais de vacinação
• Lista dos locais em Goiânia