Quanto mais pessoas tiverem noção de primeiros socorros, mais vidas poderão ser salvas. Com esse pensamento, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás (Saego) vai realizar no próximo sábado, 25, o curso Salve Uma Vida, destinado à população em geral.

O médico Leonardo Brandão é presidente da entidade e explica que o projeto já existe há alguns anos e nele estão as ações de responsabilidade social que capacitam a população geral não médica para reconhecimento, acionamento imediato de serviço médico e também atendimento de primeiros socorros, caso seja necessário. “Nosso projeto tem por objetivo levar à população leiga, de um modo geral, noções básicas de como se portar frente a situações de suspeita de uma parada cardíaca, por exemplo”, diz Leonardo.

O médico esclarece ainda que orientar os participantes é fundamental para o caso de necessidade de proceder os primeiros socorros. “O curso ajudará o aluno a reconhecer e tratar os sinais de obstrução respiratória, fazer o diagnóstico de uma parada respiratória e parada cardíaca, saber como proceder para ativar o sistema de saúde e aprender como fazer uma reanimação cardiorrespiratória de qualidade.”

O treinamento vai ser realizado na sede da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás (Coopanest), que fica no Parque Amazônia, em Goiânia (clique aqui para acessar a localização por GPS). A participação é gratuita.