Relacionamento tóxico no BBB 23: psicóloga explica como identificar os sinais

23 janeiro 2023 às 15h04

COMPARTILHAR
Por Eduardo Marques e Fabrício Vera
Espectadores do Big Brother Brasil (BBB) 23 identificaram abusos na forma como o participante Gabriel Andrade trata a colega de jogo com quem formou casal, Bruna Griphao. O perfil da atriz nas redes sociais, administrado por uma equipe de comunicação enquanto ela está no reality show, também postou uma explicação detalhada sobre o problemático comportamento do participante. Diante da situação evidenciada pelas imagens, o apresentador do programa, Tadeu Schmidt, alertou o elenco sobre os riscos que envolvem o relacionamento abusivo, num discurso antes da votação do primeiro paredão na noite desse domingo, 22.
“Antes da gente falar de Monstro e Paredão, tenho umas coisinhas para falar com vocês. Não é um diálogo, é um toque. Cara de Sapato falando sobre o casal Gabriel e Bruna: ‘Vocês são um casal muito chato’, disse Cara de Sapato. Tina falando sobre o mesmo casal: ‘Vocês dois são tóxicos’. Fora algumas caras incomodadas diante de certas cenas entre Gabriel e Bruna. Vocês estão percebendo que tem alguma coisa errada? Estou aqui para fazer um alerta antes que seja tarde”, disse Schmidt aos participantes.
Bruna e Gabriel se beijaram pela primeira vez na madrugada de quinta-feira, dia 19, durante a primeira festa desta edição. Desde então, determinadas atitudes do rapaz, como segurar a jovem pelos ombros e arrastá-la em outra direção para que saísse de sua frente, além de certas falas, causaram preocupação entre internautas, que apontaram os erros dele em postagens nas redes sociais.
“Quem está envolvido em um relacionamento, talvez, nem perceba, ache que é normal. Mas quem tá de fora consegue enxergar quando os limites estão prestes a serem gravemente ultrapassados”, acrescentou. “Olha esse diálogo que aconteceu ontem. Bruna falando: ‘Eu sou o homem da relação’. Gabriel falando: ‘Mas já já você vai tomar umas cotoveladas na boca’. Gabriel, em uma relação afetiva, certas coisas não podem ser ditas nem de brincadeira. Esse é o recado que eu queria deixar para vocês”, concluiu o apresentador.
Alertas
Teoricamente, ninguém se propõe a viver um relacionamento doentio e todos os seres humanos buscam uma versão do famoso: “felizes para sempre”, aquele relacionamento digno de comercial de margarina. Mas, por alguma razão, às vezes isso não acontece. Ao Jornal Opção, a psicóloga Mara Beatriz Rodrigues elogiou o recado do apresentador, fez alertas sobre os perigos das relações abusivas e apresentou sugestões para que as vítimas se livrem desse tipo de relação.
“A primeira coisa a dizer é que o Tadeu e a equipe do BBB foram inteligentes no ‘time’ da intervenção, foi uma bronca de caráter preventivo e espero que eficaz”. Ela ressalta que todos correm o risco de entrar numa relação abusiva “ou já estivemos em uma sendo abusados ou abusadores ou dois ao mesmo tempo, infelizmente é mais comum que imagina”. Ela pontua que por ser comum não significa normal muito menos saudável.
Para Mara, relacionamento tóxico é aquele que afeta negativamente a saúde e o bem-estar de uma pessoa e o mais grave é que a vítima começa a acreditar que merece aquela situação, passando a viver em um círculo. “Em geral, é difícil perceber que se está num relacionamento abusivo devido um tipo de cegueira afetiva por parte da pessoa abusada e normalização por parte da pessoa abusadora. Esses dois fatores acabam camuflando a situação, deixando passar aquilo que é impassável pra quem está de fora”, pontua.
Nessa sentido, a psicóloga aponta que conta que não é difícil para quem está de fora identificar uma relação tóxica. “Nota-se na pessoa abusada comportamentos evitativos para outras relações, conversas evasivas – sobretudo quando se trata do relacionamento –, mudanças comportamentais que caracterizam tristeza, insegurança, isolamento, ansiedade, mudanças acentuadas naquilo chamamos de personalidade”, lista.
A especialista alerta para a necessidade da vítima se cercar de pessoas para oferecer auxílio e suporte, sejam amigos, familiares ou, principalmente, um especialista. “É importante ficarmos atentos se nossas relações nos proporcionam sentimento de segurança, validação, bem-estar, apoio, se nossas falhas são acolhidas ao invés de usadas contra nós. Portanto, peça ajuda”, alerta. Dentro desse cenário, porém, ela faz uma observação importante: comportamentos abusivos não devem ser reduzidos a falhas, por seu caráter violento e devastador.
Sobre o término da relação de Bruna e Gabriel e por levar em conta o fator confinamento, a especialista considera que foi a melhor decisão dentro daquele contexto. “Mas, a melhor opção para além do término é a mudança de comportamento e até de alguns valores em muitos casos. Aqui fora, muitas vezes o término é só pra evitar que as pessoas mudem e, como psicóloga, atuante há seis anos – e também pela minha própria história – eu sei que não é fácil mudar, mas não fazê-lo pode ser fatal”, conclui.
Reação
Ativista política evangélica e feminista, a vereadora Aava Santiago (PSDB) advertiu a reação de Gabriel após o alerta de Tadeu por meio de suas redes sociais: “Para provar que não é abusivo, Gabriel pratica abuso ao vivo”. A parlamentar adianta que a violência de gênero é feita de arquétipos. “Nem todo homem abusivo vai bater, mas a maioria esmagadora dos que batem são abusivos primeiro. Não à toa o Tadeu interviu. Porque já aconteceu pior no programa.”
A feminista frisa que os erros de Bruna não justificam as atitudes tóxicas de Gabriel. “Isso não significa que Bruna não tenha cometido erros, mas existem formas de reagir a esses erros dentro de um envolvimento saudável. As pessoas não se conhecem nem há uma semana e o Gabriel já gritou, destratou e ofendeu a Bruna pelo menos 5 vezes. Isso não é normal”, destaca.
Aava relembra o caso de Marcos Harter, que foi expulso da edição de 2017 após agredir Emilly Araújo. “O Marcos, que praticou violência emocional, psicológica e física em rede nacional, foi vice campeão na Fazenda anos depois. O arquétipo do homem que é aplaudido por se irritar com uma mulher que seja considerada inadequada, irritante, etc. Então, depois de ser humilhada, a mulher fragilizada emocionalmente se culpa pelo que o homem está enfrentando por humilhá-la. Foi isso que levou Emily a cair no choro quando soube da eliminação de Marcos e é exatamente assim que o Gabriel está induzindo Bruna a se sentir”, pontuou.