Pacientes intoxicados por metanol continuam em estado grave
05 outubro 2025 às 17h59

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que dois pacientes intoxicados pelo consumo de metanol continuam em estado grave e seguem sob observação médica. As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, ingeriram bebidas alcoólicas contaminadas pela substância e desenvolveram quadros severos de intoxicação, o que exigiu intubação.
O primeiro caso é o de uma mulher de 25 anos, moradora de Itapaci, portadora de diabetes, que teria consumido bebidas contaminadas em Guarinos, na Região Noroeste do Estado. Após o consumo, ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), onde permanece intubada e sedada.
Apesar da gravidade, a paciente apresenta evolução positiva ao tratamento e segue estável dentro do quadro grave. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox-GO), em parceria com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), acompanha o caso e orienta a equipe médica quanto às medidas necessárias para estabilização da paciente.
O segundo caso é o de um homem de 47 anos que procurou atendimento na UPA de Brazlândia (DF) com insuficiência respiratória aguda após ingerir bebida alcoólica. Segundo a SES-GO, o paciente — que é obeso e hipertenso — também apresentou rebaixamento do nível de consciência e pneumonia broncoaspirativa. Ele foi transferido do Hospital Santa Maria (DF) para o Hospital de Base de Brasília, neste último sábado, 4, onde permanece intubado e sedado.
De acordo com a Secretaria, o Ciatox-DF orienta a equipe médica sobre o tratamento, com correção da acidose metabólica e condutas voltadas ao equilíbrio hidroeletrolítico.
Pacientes liberados
O terceiro paciente, um homem de 20 anos internado no Hospital Estadual de Formosa (HEF), recebeu alta médica no dia 4, após melhora do quadro e resolução dos sintomas visuais. Ele foi orientado quanto aos possíveis sinais de agravamento decorrentes da intoxicação.
Já o quarto caso suspeito de intoxicação por metanol em Goiás foi descartado pela SES-GO. O paciente, homem de 25 anos, morador de Bom Jesus, segue internado no hospital municipal da cidade. Após avaliação do Ciatox, foi constatado que o quadro clínico diferia das demais vítimas, indicando possível outro tipo de intoxicação. Exames complementares foram solicitados para esclarecimento.
A pasta reforçou que os casos notificados atendem aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde para suspeita de intoxicação por metanol, conforme a nota técnica.
Alerta à população
A Secretaria da Saúde alerta que o metanol é uma substância altamente tóxica e seu consumo pode causar cegueira, insuficiência respiratória e até a morte. A população foi aconselhada para evitar o consumo de bebidas alcoólicas de origem duvidosa e verificar sempre rótulo, lacre e procedência dos produtos.
Entre os sintomas iniciais de intoxicação estão: visão turva, dor de cabeça intensa, tontura, náusea, vômito e dificuldade para respirar. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Leia também: Hugo realiza primeira cirurgia de aneurisma cerebral e amplia atendimento neurológico de alta complexidade em Goiás
